Espiritualidade, EP de Roger Marza, remete à Umbanda e aos espíritos da floresta

Músico se apresentará no final de outubro no Primeiro Festival de Biomúsica de Ubatuba, na praia Estaleiro dos Padres

O músico e jornalista Roger Marza lança seu sexto EP, “Espiritualidade”, que homenageia as entidades da Umbanda, os espíritos da floresta Amazônica, e um anjo chamado Mushkil Gushá, que dissipa as dificuldades.

O músico se apresentará nos de 27 a 29 de outubro no Primeiro Festival de Biomúsica de Ubatuba, realizado na praia Estaleiro dos Padres.

“A espiritualidade vai além da religião, mas sinto que devo agradecer às entidades da Umbanda e combater com amor a intolerância religiosa”, diz o músico.

“Num momento muito delicado da minha vida, a Umbanda me ajudou a encontrar o meu caminho. O culto aos Orixás e às entidades que me atendem me ajudaram a meditar sobre jornalismo e sobre o meu processo criativo ao saxofone. E, no período mais conturbado da pandemia, as aulas online de Yoga também me ajudaram muito. Aliás, foi pela Umbanda que tive contato direto com essa filosofia milenar”, diz Marza, que é fiel do Templo de Umbanda Caboclo Pena Verde e Mamãe Oxum, que fica no Butantã, em São Paulo.

O EP “Espiritualidade” abre com “Exu Cantareira”, improvisação livre que Marza gravou com som captado pelo cientista Linilson Padovese no Parque Estadual da Cantareira, em projeto científico no qual se buscava identificar a população de bugios, ameaçados pelo surto de febre amarela. Nessa gravação, no entanto, eles não foram encontrados, mas é possível ouvir o som de pássaros e os ruídos da cidade, que dos céus e da terra invadem a floresta, dos aviões aos carros.

Retratado na mitologia como um ser faminto, Exu precisa ser alimentado para fazer a comunicação dos vivos com os Orixás. E era também responsável pela ereção masculina, algo que a tradição judaico-cristã identificava como pecaminoso e demoníaco. “Mas Exu é uma entidade de muita luz e amor”, afirma Marza. Em dezembro de 2022, Marza gravou no Parque Villa-Lobos as improvisações livres “Pena Verde”, “Araribóia” e “Oferenda”.  A música “Preto Velho” foi gravada no dia 25 de agosto de 2023, com sons do quintal do músico, na zona oeste de São Paulo.

“Espíritos da Floresta” é uma parceria de Marza com a artista e cientista Hosana Celeste, professora do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O EP finaliza com “Escada para Mushkil”, improvisação livre inspirada pela história de Mushkil Gushá, o dissipador de todas as dificuldades, contada desde a antiga Pérsia até hoje. Marza ouviu pela primeira vez a história do jornalista e escritor Paulo San Martin, seu primeiro editor no jornal TodoDia, em Americana, em 1996. E, na pandemia, Marza se reconectou com San Martin por meio de um grupo de whatsapp no qual ele conta a história toda quinta-feira.

Duas músicas do EP que estão online no BandCamp

Exu Cantareira – https://rogermarza.bandcamp.com/track/exu-cantareira

Escada para Mushkil – https://rogermarza.bandcamp.com/track/escada-para-mushkil

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador