Revista GGN

Assine
imagem de Marco Aurellio Dias
Formação Jornalista

CONTEÚDOS DO USUÁRIO

Postagens

Chico Taquara, o Eremita de São Thome das Letras

Chico Taquara, O Eremita

Chico Taquara (1840 - 1916), personagem místico da cidade de São Thome das Letras, Minas Gerais, foi responsável por criar a Egrégora do Carimbado, no Plano Astral, uma força espiritual que cresce e atrai muitas pessoas evoluídas, tornando-se cada vez mais forte à medida que agrega virtudes mentais, passando, também, a ajudar no adiantamento espiritual daqueles que desejam progredir na atual encarnação. Místico,curandeiro, parteiro, yogue e praticante da medicina alternativa, era profundo conhecedor de ervas medicinais. Apareceu misteriosamente em São Thome das Letras, desaparecendo do mesmo modo. Neste livro, a vida de Chico Taquara é abordada em todos os seus aspectos, revelando ao público todos os mistérios que envolvem esse espiritualista amado e admirado por milhares de adeptos em todo o Brasil. Leia mais »

Sem votos

Pintura de Aurellio Dias na Casa D‘Italia, Juiz de Fora, MG

Exposição de Pintura do artista plástico Aurellio Dias na Casa D’Italia, em Juiz de Fora, Minas Gerais. A exposição contará com obras do pintor nos estilos expressionista e impressionista.

Veja esta noticia no jornal A Tribuna de Minas

Veja esta noticia no Acessa Agenda Cultural

Veja esta notícia no Zine Cultural

Sem votos

O Gay e a Seleção Natural

steve rud

Enquanto a Ciência procura a explicação da homossexualidade no gene gay, outro pesquisador procura na seleção natural as respostas. Leia mais »

Sem votos

Lauro de O Lima: a inteligência do brasileiro

Leia mais »

Sem votos

Lauro de Oliveira Lima, Professor em Piaget

Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

A superconsciência é um atributo da psique

    Einstein e Darwin manifestaram grande imaginação criativa nas suas descobertas científicas. Conheço muitas pessoas. Tenho muitos conhecidos na rua onde moro, no clube que frequento, no trabalho... Não estão preocupados com a origem do universo ou das espécies... Não estão ansiosos por descobrir a vacina contra o vírus da aids. Não utilizam a superconsciência. Einstein concebeu que os planetas do sistema solar deformaram a gravidade e ficaram presos na deformação. Por isso giram em torno do sol. Pesquisas científicas provaram que a teoria de Einstein estava correta. A "imaginação criativa" é inteligência. A superconsciência da psique é a inteligência da imaginação criativa. Esta é superior ao conhecimento.

Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

Monteiro Lobato, o racismo e a miscigenação brasileira

Jornal O Dias, Tia Nastácia

     Por Marco Aurélio Dias

     *** Monteiro Lobato e o Racismo

     As denúncias de que Monteiro Lobato seria racista remontam ao tempo de suas lutas nacionalistas pelo petróleo brasileiro. Monteiro Lobato não era racista, mas os boatos o culpavam de achar que a miscigenação seria uma praga para desempenho social do Brasil. Lobato seria um eugenista? Defendia a tese de uma raça pura? Não! nâo tinha essa posição ideológica. Seu defeito era um nacionalismo ideológico quase extremista. Bom, aquele "bigodinho de vem cá meu puto" que ele usava, semelhante ao de Hitler, sempre foi esquisito. Mas, se era conta a miscigenação, nos contos infantis se retratou e miscigenou sua obra literária infantil (que, podemos dizer, seria o seu pensamento amadurecido) com o Saci, personagem folclórico da cultura indígena já miscigenado com a fama dos quilombolas. O folclorista Couto de Magalhães confirma essa miscigenação do Saci indígena com a cultura africana. Leia mais »

Sem votos

Carl Jung e Monteiro Lobato - A busca da criança esquecida

Por tvmard

Em busca da criança interior

Carl Gustav Jung foi um psiquiatra suíço e Monteiro Lobato um escritor brasileiro. O que eles tem em comum? A busca da criança interior.

 *** A depressão de Carl Jung

Teve uma época em que Jung andava muito depressivo e procurou referência de identidade na própria infância. Ele escreveu: "Os anos em que estive possuído por minhas imagens profundas, foram os mais importantes de minha vida - neles tudo de essencial foi decidido."

 *** Monteiro Lobato e as desilusões profissionais

Monteiro Lobato teve várias crises, sempre que falia em algum negócio, e também teve que usar o recurso psicológico de Carl Jung. Só resolveu seu problema de criatividade quando abraçou as lembranças da infância e se dedicou aos contos infantis.

Leia mais »
Média: 5 (1 voto)

Picasso voltando a ser criança

Picasso e a Inspiração primitiva

   Lembro de um texto onde Picasso fala sobre sua pintura e o momento em que reassumiu a criança (criatividade) e abandonou a pintura clássica. Ele falou sobre esse acontecimento psíquico explicando que ao observar desenhos de crianças vislumbrou que a criatividade real é aquela na qual o artista faz a catarse do momento da inspiração e não dá retoques na construção artística obtida. Seria o que podemos denominar de uma volta ao berço.  Leia mais »

Sem votos

A Teoria da Super Mente

     *** Por Marco Aurélio Dias

   Fica-se cada vez mais convicto da existência da Super Mente e menos convencido de que cada pessoa tenha sua própria mente. Não existe geração espontânea de mente no corpo. Logo, quando nasce uma criança ela não desenvolve nenhuma espécie de mente. Ela apenas começa a usar uma mente que já existe infinitamente universalizada no espaço-tempo. Assim é a visão de uma Super Mente. Então eis aqui a minha proposta da Teoria da Super Mente.

Leia mais »

Média: 3.9 (9 votos)

A Teoria da Supermente e a questão de Flávio Furtado

 

Este artigo é uma resposta a uma pergunta feita  no texto A Teoria da Supermente

     O Flávio Furtado pergunta:

     "Interessante, mas explique mais sobre a conexão entre cérebro e supermente. Pois como é que o "hardware" processa as informações se elas não estão guardadas lá de alguma forma? meio como "crowd memory" ?"

     Marco Aurélio Dias responde:

     - Olá, Flávio Furtado, em primeiro lugar quero dizer que estou apenas buscando uma melhor compreensão das coisas que imagino... Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

Supermente, Inconsciente Coletivo e sugestão de In-Avatar

 

A SUPERMENTE, A SUGESTÃO DE IN-AVATAR E O INCONSCIENTE COLETIVO

 

InAvatar citou a questão do Inconsciente Coletivo pesquisado por Jung. Quero aproveitar a ocasião para expor a minha concepçao de Inconsciente Coletivo, de Banco de Dados das experiências das espécies e de Supermente.

     Vejo o Inconsciente Coletivo como o banco de dados das experiências da vida na Supermente. Jung pesquisou o inconsciente coletivo dentro dos limites da psicanálise e das experiências humanas. 

Leia mais »

Média: 5 (2 votos)

A velocidade da informação

     O que parece ser mais avançado no mundo de hoje é a quantidade enorme de informações circulando entre as pessoas e a velocidade com que elas são processadas, transmitidas e multiplicadas. Dá para se ter uma noção da velocidade incalculável com que as informações biológicas são transmitidas no processo relativamente lento da evolução das espécies. 

Leia mais »

Média: 5 (3 votos)

Fotos

Sem colaborações até o momento.

Vídeos

Sem colaborações até o momento.

Documentos

Sem colaborações até o momento.

Áudio

Sem colaborações até o momento.