Março tem lançamento de livros de samba em São Paulo e no Rio, por Augusto Diniz

Raquel Tobias

Março tem lançamento de livros de samba em São Paulo e no Rio

por Augusto Diniz

Mais dois livros de samba são lançados este mês. Um pertence a uma coleção sobre a trajetória de alguns sambistas menos conhecidos do grande público, mas de representatividade no meio; o outro narra o papel do rádio na história do gênero.

Da série “Aqui, tudo é samba” (editora Kazuá) saiu o primeiro livro – de uma coleção de 13 previstos. A primeira a ser tratada no projeto de vida e obra é a cantora e compositora Raquel Tobias.

O trabalho tem pesquisa e organização de Paula Pretta e Yuri Dinalli, o Dentinho – este último redigiu o livro; assíduo frequentador de rodas, Dentinho possui um trabalho como escritor voltado ao samba.

O livro foi impresso em papel especial e tem várias imagens de Raquel Tobias produzidas pelo artista plástico Kabila Aruanda. A cantora e compositora vive desde a infância em Embu das Artes, na Grande São Paulo.  

Sua história é intimamente ligada aos principais movimentos do gênero na Zona Sul da capital paulista, onde mantém contato com vários sambistas e lidera hoje projeto voltado à preservação da cultura do samba paulistano, o Samba de Todos os Tempos. É também cantora presente nas rodas mais tradicionais de São Paulo.

A obra relata sua vida em família, como a artista abriu espaço na música e os desafios de ter o trabalho reconhecido. “Eu estou conseguindo passar aquilo que eu sempre desejei. O que eu gosto de fazer. Eu gosto de cantar, me emociono cantando e coloco todas as minhas emoções no cantar”, afirma em um trecho do livro.

O registro sobre Raquel Tobias tem sido lançado ao longo do mês de março em diversos locais onde o samba tem morada. Na página do Facebook da homenageada é possível acompanhar a agenda – veja aqui

O outro livro é “O samba no rádio – do Rio para o Brasil” (Appris Editora), de Lena Benzecry. O lançamento oficial da obra acontece nesta quarta-feira, dia 7 de março, às 18h30, na Livraria Folha Seca – rua do Ouvidor, 37, no Centro do Rio. O grupo Samba das Estações promove uma roda de samba no evento.

O trabalho é fruto de pesquisa de doutorado, dentro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. O livro aborda o samba no rádio do Rio de Janeiro em três épocas fundamentais da história do gênero, a partir de programas e apresentadores.

Lena Benzecry tem quase 20 anos de atuação profissional com extensa pesquisa na área de comunicação e cultura. Mais informações sobre o lançamento do “O samba no rádio – do Rio para o Brasil” aqui.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador