Dante Alighieri e os juízes brasileiros

Membros do Judiciários foram acusados de corrupção http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,citado-na-lava-jato-presidente-do-stj-pede-ferias-de-79-dias-apos-fim-de-mandato,10000060904, de receber salários nababescos acima do teto http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/04/526-juizes-de-sp-receberam-r-286-milhoes-acima-do-teto-em-2015.html, de vender de sentenças http://www.tribunadabahia.com.br/2013/11/15/eliana-calmon-denuncia-compra-venda-de-sentencas-na-justica-baiana, http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/02/tribunal-condena-juiz-perda-do-cargo-por-corrupcao-passiva-em-mt.html, http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI155097,31047-Desembargador+do+TJTO+e+investigado+por+vendas+de+decisoes+judiciais, de ter predileção por canapés refinados pagos pelos contribuintes http://www.sinjus.com.br/modulos.php?nome=noticias&arquivo=visu_not&id_not=17879, https://www.campograndenews.com.br/politica/tj/ms-gasta-rs-702-mil-com-cafes-lanches-almocos-e-ate-cerveja, http://www.gazetadopovo.com.br/politica/parana/tj-pr-quer-gastar-r-280-mil-em-frutas-de-excelente-qualidade-para-lanches-de-magistrados-buw06jtp7l5botceat3ygnust#social2_comentario_form, de usar indevidamente títulos acadêmicos http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2016/06/cnj-processa-juiz-de-mg-por-nao-comprovar-mestrado-e-doutorado.html, de serem arrogantes, prepotentes e deselegantes no trato com outros servidores públicos e com os advogados,  http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/11/agente-de-transito-e-condenada-por-desacato-ao-multar-juiz-no-rj.html https://www.youtube.com/watch?v=vuIuXV3xSCc, de cometer vários tipos de desvios na gestão do dinheiro público e de bens arrecadados nos processos https://correio-forense.jusbrasil.com.br/noticias/100258972/cnj-ve-uso-ilegal-de-fundo-do-tj-de-sao-paulo, http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/02/juiz-e-visto-dirigindo-carro-apreendido-de-eike-batista.html e até de agredir fisicamente policiais http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2013/08/juiz-de-campina-grande-e-suspeito-de-agredir-e-desacatar-pms-em-blitz.html.

Em termos estritamente morais, as condutas acima relatadas podem ser classificadas como cobiça, gula, mentira, roubo, corrupção, ganância, soberba, ira e violência. A escatologia medieval explorada por Dante Alighieri durante a composição da Divina Comédia o fez distribuir os condenados ao Inferno em círculos diferentes.

O Inferno dantesco é extremamente organizado. Nele os ladrões não são colocados junto com os gulosos e estes não podem ter qualquer contato com os gananciosos e os violentos. Os soberbos e os iracundos também estão em círculos diversos.

Se fosse contemporâneo dos brasileiros, o poeta florentino enfrentaria um curioso dilema estético. Afinal, o Judiciário brasileiro é povoados por gananciosos, mentirosos, ladrões, soberbos, iracundos, violentos e gulosos, para citar apenas os pecados referentes às matérias jornalísticas acima mencionadas.

O que fazer com os pecadores juízes brasileiros? Colocar cada um deles num dos círculos infernais que já existem na Divina Comédia ou criar um novo círculo especificamente para eles? Onde este círculo deveria ser posicionado? Mais distante ou mais perto do lago gelado no fundo do Inferno?

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador