É mulher a autora dos adesivos contra Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A jornalista Mônica Bergamo divulgou na Folha que é mulher a autora dos adesivos misóginos contra a presidente Dilma Roussef, denunciados pela Secretaria de Polícias Para Mulheres. Quem informou a autoria do produto foi o portal Mercado Livre, que suspendeu a comercialização. Segundo a empresa, apenas quatro adesivos foram vendidos.

Por Mônica Bergamo

Na Folha

ELA DIZ, ELE DIZ
Surpresa: é mulher a autora dos anúncios que colocaram à venda, na internet, adesivos em que o rosto da presidente Dilma Rousseff aparece em uma montagem no corpo de uma jovem nua e de pernas abertas para ser colocado na entrada de combustível de automóveis. Questionada, a anunciante, que é de Recife, empurrou a culpa para o ex-marido. Disse que ele usou a conta dela no site de vendas para colocar as imagens no ar.

RELATÓRIO
A informação foi dada pelo site Mercado Livre à Secretaria de Políticas para as Mulheres, que por sua vez encaminhou os dados ao Ministério Público Federal. Como a investigação está em curso, segundo a secretaria, os nomes dos envolvidos, que já foram banidos do site, não são divulgados.

NEM DE GRAÇA
A iniciativa, de qualquer forma, foi um fracasso comercial. Só quatro adesivos foram vendidos, segundo as informações disponibilizadas à secretaria.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

83 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não sei o que escrever aqui… mas teria muito o que dizer

    Mulher quando dá pra ser competitiva… duela com sua sombra. Equivocadamente.

    Salve, salve a objetividade masculina !

    (Sem querer atingir a todas, claro. HÁ EXCEÇÕES ).

    1. Desculpe, Odonir

      mas achei seu comentário extremamente infeliz – e machista.

      Deu a entender que somente as mullheres, pior, a maioria delas, é que são competitivas. Por acaso, os homens não são em geral competitivos? Sobretudo no capitalismo… carros, mulheres “gostosas”, dinheiro no banco,  posses em geral são ou não são estimuladas constantemente pelas propagandas, diretametne ou subliminarmente?

      Para piorar, terminou dando um salve à objetividade masculina. Quer dizer, objetividade é um traço predominantemente masculino? Mulheres não são por natureza objetivas? Não seria isso uma construção de séculos?

      Enfim… Não tinha como deixar passar batido esse seu comentário. Ainda mais levando em consideração que este espaço é majoritariamente ocupado por homens e, por isso, sua colocação poderia ficar sem resposta, passar batido ou, pior, ser muito “estrelada”.

      Um abraço,

      Vania

      1. Vânia, o que disse foi o que escrevi.

        Mulheres competem umas com as outras por beleza, etc. etc. chamam as outras de galinha, piranha, periguete, pesquisas e estudos mostram que , biologicamente, homens competem por um outro tipo de PODER ; mulheres competem por outro tipo ainda, também.

        É triste, mas é assim.

        Estou sempre mais favorável às mulheres, é claro.

        Mas se essa atitude denunciada for feminina, trata-se daquilo a que me referi, além de manipulação de mídias entre outras coisas.

        Abraço.

        1. “se essa atitude denunciada

          “se essa atitude denunciada for feminina”:

          Nao eh, Odinir.  Ela foi conivente com o “ex marido” (coff coff), mas nao tem a ver com a autoria do adesivo.

          Isso eh, se eh que o “ex marido” existe, isso nao esta claro ainda.

      2. Pois é, Vânia! Inclusive

        Pois é, Vânia! Inclusive essas expressões que tanto depreciam as mulheres são construções seculares. Careca de ver homem competir com baixaria, porém com “objetividade”

  2. dilma é fraquérrima, não

    dilma é fraquérrima, não reúne mínimas condições de ocupar a presidência da república, já caiu, mas o adesivo é de extremo mau gosto, embora vivamos numa democracia, não houve crime.

    1. Você está exagerando… Dilma

      Você está exagerando… Dilma não é fraca, se fosse, já tinha perdido a cabeça e dado uma tamancada na cara de muito tucanodemo safado que anda solto gritando mentiras por aí.

    2. Se montassem um com sua mãe

      Se montassem um com sua mãe, ou seu pai com um par de chifres também não seria crime pois vivemos numa democracia.

    3. Palhaço covardão.Cola na

      Palhaço covardão.Cola na minha perifa que você toma um murro na boca.para aprender virar homem.

      Ai você vai conhecer a verdadeira democracia otário!

    4. Cadeia é pouco…

      Dilma é (?) fraquérrima?  Gostaria de ver o seu “sxpertexx” sendo torturado como ela foi aos 20 anos. Não estaria aqui para contar a história de terror!  Com toda sua esperteza, teria sucumbido. Covarde o seu comentário. Seria crime se fosse com alguma mulher que lhe é querida?  Pois penso que cadeia é pouco para o crime praticado. E saiba que por vezes, o silêncio é muito mais eloquente que as próprias palavras.

      1. o país está a beira do

        o país está a beira do abismo, nenhum agente economico confia no seu governo (traballhadores, empresários) e a dilma não é fraquérrima? como disse vinicius de moraes, quem diz que vai é porque já não foi, dilma não tem condição de governar o país, se tivesse um mínimo de coragem já téria renunciado. mas já caiu, já não governa mais, é questão de tempo a formalização. agora, só uma curiosidade, o que tem tortura a ver com tudo isso?!

        1. “Fraquérrimo”

          Fraquérrimo é uma criatura que se esconde atrás de um nome esdrúxulo, para defender crimes praticados por pessoas desqualificadas. Comentário infeliz. Enquanto o pseudo comentarista escreve abobrinhas, nossa Presidenta tem jantar de rainha na Russia. Muitos não confiam no governo, por conveniência  e grande parte do povo que tornou-se midiota, pois se pauta pela mídia. Quanto à tortura, é que toda vez que anonimamente um homem tenta desconstruir a trajetória de vida dessa grande brasileira, me remete a uma imensa covardia… Essa mulher, que mesmo sendo agredida há anos, num conluio bem arquitetado, mesmo assim tem forças para lutar até por você.

        2. Fraquérrimo é quem perdeu

          Fraquérrimo é quem perdeu para ela. Ela ganhou está lá e vai continuar lá a despeito  de todo esse bombardeio infernal que vocês despejam contra ela desde o dia seguinte da eleição. Se fosse fraca como vocês querem fazer parecer já teria ido embora, tem muito atleta político que não aguentaria a metade do que ela já aguentou. Trool dos infernos!

        3. Covardia

          Já que vc mostrou que é covarde mesmo, FUJA do país, antes que ele caia, já que está na beira. Na Europa tem muitos países  que vc poderia ir : Portugal, Espanha, Itália e Grécia, que, apesar da imprensa que vc segue não divulgue o fato, tenho certeza que no aeroporto já  estarão te esperando p/ te dar um emprego, ganhando milhões de euros/mês. Vai sabichão ou espertão, pq ficar aqui ganhando a misereza q te pagam p/ postar, não dá. É a crise, irmão !

        4. E o fortérrimo (sic)

          E, então, o “fortérrimo” (sic) Aécio, assumiriam em caso de renúncia da “fraquérrima” (sic) Dilma.

          Qão necessário se faz uma aula de gramática, especificamente, sobre grau aumentativo absoluto sintético. É que nesse tema você é fraquíssimo!

    5. Por essas e outras

      É que insisto que o Nassif não deveria aceitar comentários de quem não estiver cadastrado. É chato ficar lendo raivosidade babesiana de troll que não tem coragem de se identificar.

    6.  Seu comentario caiu por ser

       Seu comentario caiu por ser fraquerrimo e nao reunir as minimas condicoes de ocupar esse espaco.  E seu excesso de virgulas eh irritante.

    7. Continuaria achando “só” de

      Continuaria achando “só” de mal gosto se fosse a foto da tua mão esposa, filha, tia, avó, qualquer mulher que te fosse cara? A venda no mercadolivre, com entrega pelo correio?

    8. O que tratas por democracia é

      O que tratas por democracia é agressão e misoginia. Democracia é liberdade de pensamento, não autorização para sugerir que estuprar uma mulher é manifestação de desagrado com o governo. Francamente….

  3. Tinha que divulgar nome e

    Tinha que divulgar nome e endereço para que essas pessoas sentissem na pele o que é ser exposto.

  4. Menos debatedores, menos.
    Não

    Menos debatedores, menos.

    Não se nivelem por baixo. 

    Não vamos aqui ameaçar alguém só porque pensa que a Dilma “é fraca” ou porque resolveram confeccionar um adesivo como este. 

    Particularmente, também acho que foi um abuso, uma tremenda falta de respeito. Mas isso é apenas uma opinião que não deve alimentar um sentimento de “vingança”.

    Deixemos que o adversário se enrosque e caia por si só. Aliás, sinto que isso já começou a acontecer.

    Se descobriram quem são os autores do adesivo  então  agora é hora de agir de acordo com a lei para que tais pessoas respondam pelos seus atos.

    E ao responderem , no judiciário,  pelos próprios  atos praticados contra uma presidente da república , estarão contribuindo para  uma resposta política aos que confundem liberdade civil com libertinagem 

     

     

     

     

    1. Da um tempo cara.safado tem

      Da um tempo cara.safado tem que se tratado como safado! enche o saco esse politicamente correto o tempo todo.

      foi nesse papo de pregar ,esperar justiça,que muito pilantra sai da sua insignifica. Tem gente que é sem vergonha.opinião é alíbi para safado deixar de apanhar na cara.

      1. Eliane, assim vc segue o

        Eliane, assim vc segue o caminho do adversário ou do inimigo.  Note bem Eliane, desejar que o inimigo se exploda, que vá para os quintos do inferno, ou mesmo que tome na cara, vc pode fazê-lo. Mas só no desejo. No agir não sob pena de se nivelar com essa gente.  Além do mais, essa última moda de atacar o politicamente correto tem sido usada constantemente por aqueles que não querem abrir mão dos hábitos conservadores.  Ficam ai pregando hábitos do passado, na tentativa de naturaliza-los para perpetuar todo tipo de discriminação que esta enraizado em nossa sociedade autoritária e caudilhista. Portanto, não sigo este caminho. Mas isso não quer dizer que vou dar uma de bobo. Nada disso. A ideia é fazer com que essa gente se enrosque nos próprios atos e palavras e sejam responsabilizados por isso. Esse é o caminho. Percebe? 

  5. Quatro desivos

    Quatro desivos vendidos….

     

    Mas a nossa mídia é boa mesmo porque localiza um dos quatro rápidamente. E fazem um carnaval por causa de 4 adesivos.

    Ou será que foi por causa da propaganda?

    1. Quatro adesivos é mole, até a PF quando quer acha.

      Quero ver achar o dono daquela meia tonelada do helicóptero do perrela. Difícil é fazer a PF querer…

    2. Pensando muitissimo bem,

      Pensando muitissimo bem, Athos, eu tambem gostaria de saber a DATA DA VENDA desses adesivos ao lado da data da primeira “reportagem”…

      Good catch!

  6. E……………….

    Senhores, por favor, não baixem o nível do Blog.

    O Nassif e sua equipe, bem como todos nós que declinamos de baixarias, fazemos este apelo.

    Sinceros agradecimentos !!!!!!!!!!!!!!!!

  7. É MULHER A AUTORA … (que título contundente!)

    Bem, pode até ser que sim. Mas não está nada provado ainda. Ou está?

    Até a Falha foi mais cuidadosa em denunciar a tal mulher. Vejam que o subtítulo da coluna da Mônica é: ELA DIZ, ELE DIZ

    Quer dizer, não está claro que tenha sido realmente a mulher que colocou a venda os adesivos. Pode ter sido o ex-marido, por que não? Muito menos está claro que foi ela própria a autora do desenho.

    Sinceramente, acho difícil uma mulher produzir esse tipo de montagem extremamente agressiva e misógina. Mesmo da parte de mulheres machistas.

    Repito, pode até ter sido, mas não está provado.

    Ou a presunção de inocência só serve quando é para “os nossos”?

    1. (A ideia nao foi dela mas ela

      (A ideia nao foi dela mas ela tem agravantes e esta longe de “livre e solta” no assunto, ver minha analise um pouco abaixo)

    2. Tanto faz, né?

      Se foi homem ou mulher, o que importa é que “o autor” foi identificado e será processado.

      O mau gosto do título desta matéria é que gerou um falso-debate.

      1. Não acho que “tanto faz”,

        Não acho que “tanto faz”, não. Divulgar que é mulher é quase tão machista quanto o adesivo. E o que se debate não é que é proibido zoar a presidente – isso é esperado em qualquer democracia – e sim que é passível de pena discriminação por gênero.

        No meu entender mais um ponto negativo para a Folha e para Bérgamo, e não por divulgar ser mulher mas por dar ênfase a isso.

        1. Em tempo: Na verdade não acho

          Em tempo: Na verdade não acho essa notícia “quase tão machista quanto o adesivo”; é muito mais machista na medida em que se esconde atrás de suposta credibilidade daquele jornal. O pior inimigo é o que a gente não vê… Os EUA no Vietnã que o digam…

        2. Valha-me Deus!
          Agora vira uma

          Valha-me Deus!

          Agora vira uma briga de machismo contra feminismo e o principal… O CRIME, todo mundo esquece!?

          Enche o saco esse maniqueísmo disfarçado de bandeira de justiça!

          “Todo mundo falando sobre bagismo, sagismo, dragismo, madismo, ragismo, tagismo, ismo isso, ismo aquilo. Tudo que dizemos é deem uma chance a paz [justiça]! Joh Winston Lennon.

    3. Vânia ! Infelizmente tamanha

      Vânia ! Infelizmente tamanha baixaria foi feita por mulher sim. Acessei sua página no Facebook logo após a publicação e além do mais, jornalista que foi do Diário de Pernambuco e está no Jornal do Commércio, ou vice-versa. Dias depois ela desativou o perfil.

      1. Nilva, “acessei sua pagina”

        Nilva, “acessei sua pagina” nao diz pra nos porque cargas dagua a esfarrapadissima desculpa dela a respeito de “ex marido” acessando a conta da “gracinha” eh mentira:  o que voce viu na pagina dela que nao da pra saber do seu comentario?!

        Sim, o assunto eh policial e ela eh a suspeita numero 1.  Se nao tiver documentacao granitica a respeito do “ex marido”, em termos juridicos e policiais ela ta frita pois a conta do obscurissimo site de vendas eh dela.  Ate mesmo se for o “ex marido” ela AINDA aparece como acessorio se nao tiver documentacao, de novo, granitica.

      2. Quem fez a montagem? De quem é a autoria?

        Nilva, ela pode até ter colocado para vender. Não duvido, já disse isso antes. Mas repito que esse tipo de montagem não tem cara de coisa feita por mulher. É pior que machismo, é misoginia. 

        O título do post é malicioso sim, parece que quer provocar exatamente a discussão que se estabeleceu. “Mulher isso, mulher aquilo… blablabla”. Chega a ser uma hipocrisia criticar os/as machistas que fazem e/ou espalham essa baixaria no mesmo momento em que joga a culpa do feito no colo de uma mulher, com aparente regozijo. Tanto é que o título faz questão de destacar isso. 

        É mulher a autora dos adesivos contra Dilma

        Além do mais, faz atribuição de culpa como se fosse fato consumado. Por enquanto as investigações estão em andamento, não é isso? Como diz a própria coluna da FSP:

        “Como a investigação está em curso, segundo a secretaria, os nomes dos envolvidos, que já foram banidos do site, não são divulgados.”

        E o título dá a entender o quê? Que A MULHER já foi condenada por autoria do adesivo. Sendo que por enquanto nada se sabe sobre a autoria do adesivo. O próprio texto da folha diz que a mulher supostamente é autora do anúncio. 

        Pra terminar, sempre leio por aqui críticas veementes (com razão) sobre o modus operandi do PIG. Qual seja:

        Assassinato de reputação/ Presunção de culpa (ao contrário da devida presunção de inocência)/ Superficialidade/ Maldade… 

        Pois é.

        No do outro é refresco, né?

         

         

         

         

    4. É homem o indivíduo que

      É homem o indivíduo que agrediu Dilma verbalmente durante sua visita aos States.

      É homem o presidente da Câmara que, indiciado no escândalo da Lava Jato, perpetra golpe parlamentar atrás de golpe parlamentar, na tentativa desesperada de se livrar das acusações.

      É homem o cidadão que, tendo perdido as eleições, cria um factoide atrás do outro na esperança de criar a impressão de que a eleição ainda não acabou.

      É homem… enfim, acho que deu pra entender.

      Mas nada disso é notícia. Notícia é que a criadora do adesivo misógino é mulher (não é notícia o fato de que ela nega, entretanto).

      Por que?

      ******************************************************

      E, claro, presunção de inocência sempre foi, exclusivamente, para os nossos. Não para os “nossos” correligionários de partido, mas para os “nossos” vizinhos de classe social (ou aqueles que falsamente imaginamos como tal). Presumivelmente inocentes, os empreiteiros que se organizaram em quadrilha para roubar a Petrobrás: são brancos e têm “endereço fixo”. Não o moleque que foi falsamente acusado de esfaquear um médico no Rio de Janeiro.

      Enfim, chega um ponto em que a coisa passa de presunção a presuntice.

  8. É mulher a autora dos adesivos contra Dilma

    Também é MULHER uma das donas do MERCADO LIVRE, a filha do VENDE-PÁTRIA senador JOSÉ SERRA do P$DB-SP a senhora  VERÔNICA SERRA.

    No mínimo MUITO ESTRANHO.

  9. O grande problema é que fazem

    O grande problema é que fazem o que fazem e nada acontece.

    começou com boatos sobre o fim do bolsa familia. de lá para cá, dezenas ou centenas de ocorrências deste tipo e nenhma atitude foi tomada para coibir os abusos.

    por isto é que estamos nesta baderna. depois que a bagunça se instala fica difícil fazer refuir “por bem”.

  10. Tem que pegar quem fez essa

    Tem que pegar quem fez essa sacanagem, mas sem esquecer de chamar à Lei aquele cara que treinava tiro ao alvo com o retrato da presidenta, aqueles que espalham boatos que Dilma vai tirar dinheiro das contas bancárias e acabar com o bolsa-família, outros que alimentam mentiras e calúnias sobre suposta riqueza de Lula e seu filho, aqueles delegados e procuradores que faziam explícita propaganda política pelo feicibuqui ridicularizando Lula e Dilma, aqueles que agridem ex ministros, também agridem quem usa camisa vermelha e quem lê Carta Capital, entre outros. Ou seja, tem muita gente praticando crimes por aí que está precisando conhecer o peso da Lei. Não pode deixar passar a mão na cabeça desse pessoal com o argumento do “republicanismo”.

  11. Dilma é forte, reune as

    Dilma é forte, reune as condições para ser presidente da república, é honesta, trabalhadora, esforçada, a inveja da Dilma é uma coisa horrorosa, Aócio é o mais recalcado de todos, o PSDB não perdoa ter tomado um “COURO”  de votos em duas eleições de uma mulher igual à Dilma, que os escanteou nos debates, eles já contavam com a vitória e aos 48 do segundo tempo a vibrante menina-senhora de BH ganhou deles mais uma vez … um travesseiro macio e quente é lugar bom pra eles chorarem todas as noites… querem tomar o poder na mão grande, no tapetão, são verdadeiros cartolas CBFianos, os gerontocratas da FIFA poderiam pegar umas aulas como esses pessoal, perderam… perderam e acabou.

  12.  
    “Os homens entre si são

     

    “Os homens entre si são indiferentes; as mulheres são, por índole, inimigas!” Arthur Schopenhauer, citado de memória.

     

    A fotomontagem representa um crime de injúria previsto do Código Penal (art. 140). 

  13. Só podia ser daqui de Recife,

    Só podia ser daqui de Recife, estamos disputando a Capital dos reaça com São Paulo, e acredito que temos grandes chances de vencer.

    1. Acho que não: São Paulo é

      Acho que não: São Paulo é imbatível nesse quesito.

      Temos uma mídia fantástica – e poderosa – que incentiva, aparelha e aprimora essa estupidez; pior que isso é de uma conivência vergonhosa com o tucanato loca. 

      Ética tem cor e partido.

  14. 2 comentários

    1. Qual o motivo de se destacar o sexo do autor do adesivo ? Isso é relevante ?

    2. Foi um fracasso comercial , pois apenas 4 foram vendidos. Ué , se 4 adesivos causaram essa comocão nacional , como podem ser chamados de FRACASSO ? Na verdade , mais não foram vendidos porque logo se entrou em acão para coibir a sua propagacão .

    1. 1) Não deveria ser, mas o

      1) Não deveria ser, mas o problema é justamente este, porque existe uma “delegacia das mulheres” e uma “Secretaria de Polícias Para Mulheres” ? Deveria ser o mesmo tratamento para qualquer sexo. Como existe este tipo de besteira, dizer que uma mulher fez uma “injustiça” contra o genero feminino justifica para mostrar que não é o genero que deve contar na justiça.

       

      2) Apesar de ter vendido pouco a repercussão foi enorme, visto que estamos discutindo isto agora. Existem coisas de graça que tem muito mais importancia que pagas.

       

       

  15. Fico me perguntando se esse

    Fico me perguntando se esse “vale-tudo” não foi deixado malandramente pelo governo, para ver até onde a direita pode se afundar. Quando se afundou suficientemente bem (e o adesivo da Dilma com as pernas abertas parece ter sido o símbolo máximo disso), ele foi lá e só deu um empurrãozinho. Como disse um outro comentador aí, aqui ou em outro site progressista: “a reação do governo fez parecer velado o que era escancarado”. 

  16. A mesma colonista informa que

    A mesma colonista informa que o agressor de Guido Mantega será mesmo processadopor injúria, calúnia e difa,ação!

  17. Por enquanto só descobriram

    Por enquanto só descobriram quem pôs a venda no ML.Quem confeccionou? Quantos foram feitos? Dizer que só 4 foram vendidos é manobra da colonista para dizer que  crime não é tão grande assim! Se foi a dona da conta, tanto pior, pois mostra infelizmente como algumas mulheres pensam. Só para lembrar, não foi um “jornalista” do gênero feminino (feminino?) que puxou o vtnc na copa do mundo? 

    1. Crime é crime…

      Crime é crime. O que se pode considerar é se há agravandte ou crime continuado.

      Vejam o absurdo do tal Nardes do TCU, ao justificar o atual inusitado rigor quanto às ditas pedaladas: ” as pedaladas são muito superiores às do passado..”. Ora ele próprio reconhece então que elas existiram no passado (inclusive com o FHC) e o TCU nada alertou nem questionou, e todos sabemos onde passa um boi passa uma boiada e se assim deixaram e era crime, eles prevaricaram e também cometeram crimes. O que não pode é valer só agora ou a partir do ano passado, aí não resta dúvida é GOLPE MESMO.

    1. Obviamente

      Obviamente, o mal e a escrotidão não tem sexo. Né, JB?

      Dentre tantas outras obviedades como: ‘Ninguém é perfeito’; ‘Todo mundo erra’, etc. 

      Nem por isso devemos esquecer que existem preconceitos perniciosos contra grupos específicos.

      Homofobia, machismo, racismo, antisemitismo, antipetismo… 

      1. Reitero o escrito, Vânia: o

        Reitero o escrito, Vânia: o mal e a escrotidão não tem sexo. É óbvio que isso é uma obviedade. 

        Não sei de onde tiraste qualquer conotação preconceituosa  num simples aforismo.

        1. De maneira nenhuma, JB

          Não vi preconceito nenhum na sua colocação.

          Só quis frisar que isso não diminui a discussão sobre preconceitos e suas consequências danosas.

           

  18. Essa  discussão sobre as

    Essa  discussão sobre as mulheres está recheada de preconceitos.  Na questão de objetividade e a relação com o poder, então Aécio é o tal!  Até o macaco Simão arranjou uma presidência para ele. Já que ele não para de espernear e babar de raiva. Por ter perdido. Por ser uma mau perdedor. Bah!

  19. Tem que processar na justiça penal e civil,

    pra dar exemplo à sociedade, e principalmente pra colocar o exército de propagandistas pagos em seu devido lugar…

     

  20. A autoria não está

    A autoria não está confirmada, mas eu não esconderei minha decepção se for confirmado que foi uma mulher que produziu o adesivo, assim como não escondo minha decepção com as mulheres que criam filhos ensinado-os a serem machistas. Não estou cobrando filosofia nem ideologia de ninguém, só um pouco de vergonha na cara, responsabilidade e solidariedade.  

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador