Brasilianas: Relembre a entrevista imperdível com Luiz Felipe Alencastro

Nesta entrevista, que foi ao ar 07 de março de 2016, na TV Brasil, o professor fala do seu trajeto intelectual, avalia a crise política brasileira, a ascensão e declínio do país no cenário mundial e o papel do poder judiciário e da mídia

do Brasilianas

Historiador e cientista político analisa quadro da atual crise política e institucional

Luiz Felipe de Alencastro é historiador e cientista político. Aos 20 anos, na década de 1970, ganhou uma bolsa de estudos e se mudou para a França. Sua decisão de sair do Brasil também foi pautada pela perseguição do regime militar que o fez responder diversos inquéritos policias militares, quando ainda estudava na Universidade de Brasília.

Alencastro viveu na França por 37 anos, onde se formou em história e ciências políticas e fez doutorado em história contemporânea. Hoje tem livre docência em história econômica pela Unicamp, é professor de uma das principais universidades do mundo, a Paris-Sorbonne, e também do instituto de economia da Fundação Getúlio Vargas.

Uma das obras mais destacadas, escrita pelo professor, é “O trato dos viventes: formação do Brasil nos séculos XVI e XVII”, publicado em 2000 pela Companhia das Letras. Neste livro, Felipe de Alencastro discute a formação econômica brasileira através do triângulo luso-brasileiro-africano, incluindo a influência da Angola na cultura brasileira.

Nesta entrevista, que foi ao ar 07 de março de 2016, na TV Brasil, o professor fala do seu trajeto intelectual, avalia a crise política brasileira, a ascensão e declínio do país no cenário mundial e o papel do poder judiciário e da mídia no jogo de pesos e contrapesos dos poderes que comandam o Brasil.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador