Olha a Lua

Todas as crianças um dia sonham em ir até a Lua. Se pudessem, pegariam um foguete e iriam para o espaço descobrir seus mistérios. Hoje vejo meu filho também fascinado pela lua e pelos planetas. Quando noite de lua cheia, a gente não cansa de contempla-la.

Jacques Prévert, grande poeta e roteirista francês (o Vinicius deles), escreveu um livro para crianças, lindamente poético, chamado “Opera da Lua”. Uma grande viagem ao mais recôndito de nossos proprios mistérios de crianças e adultos.

A bela Olivia Byington canta a bela canção “Olha a Lua”. Para nos retirar do presente, do concreto, do dia comprido….. Para sonhar um pouco.

“Olha a Lua”

De John Nescheling e Geraldo Carneiro

Minha doida
Minha triste colombina
Conta por que sofres tanto assim
Será que é pouca
A minha alma louca de arlequim
Dentro de mim
Um sonho danado de viver embriagado
Pelo lado avesso

Olha a lua
Antes que ela vá pra trás do edifício
Não, não tenha medo de falar do teu segredo
De contar, na escuridão
As penas do teu coração

Pensa na dor que mora em mim
Fatal
Sem começo e sem fim
Eu só quero te encontrar
Pra te ver e te amparar

Olha a lua
Minha doida
Minha colombina lua
Sofre a tua negra solidão
E sonha fundo
Porque esse mundo é feito de ilusão
O teu coração é um pouco demente
E a loucura da gente não tem céu nem inferno

Olha a lua
Minha doida
Minha colombina lua
Não, não tenha medo de falar do teu segredo
De contar na escuridão
As penas do teu coração

Olha a lua
Minha doida
Minha colombina lua
Não, não tenha medo de falar do teu segredo
De contar na escuridão
As penas do teu coração

 

 

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Essa é covardia!

      Meu mestre soberano é Antônio Brasileiro! Anarquista, certa vez o Tomzinho, que era fã do Chico, escreveu o seguinte: Chico Buarque: erudito, poliglota, sensivel, e mais algumas coisas que me lembro mais. A amizade desses dois era bonita demais.

      [video:https://youtu.be/YRM27NLf8VM%5D

    1. Fantasia

      JNS, a melhor coisa que ja fizeram na Disney. De la pra ca, ficou tão comercial. Ainda gosto dos desenhos, e agora, depois da Pixar, deram uma modernizada, mas Fantasia é ainda o grande trabalho de Walt Disney. 

      1. Maria Luisa e JNS
        Maria Luisa e JNS,

        vocês provavelmente conhecem, mas como é dos meus preferidos, recordo aqui que esta beleza (“Claire de Lune”; amo!!!) é tema de um filme delicioso e despretensioso que merece uma bela sessão da tarde, com pipoca e guaraná.

        Vejam bem, tem o Al Pacino. E tem também a belíssima (uma afronta às mortais) Michelle Pffeifer. Enredo singelo, mas tocante. Recomendo: Frankie & Johnny.

        Falamos pouco de cinema por aqui. Precisamos corrigir isso! Rs.

        Abcs!

    1. Vou fazer minha renda!

      Ja acordou, Mineirim? Você viu que Lulu ficou bravo com a historia de postim e veim ? Ai ai, e quem apanha mais no fim das piadas e da falta de respeito com os POSTS de Dom Luciano, sou eu!!!!

      1. Não é nada disso

        Luisa

        Não é nada disso…

        Você está trocando os pés pelas mãos.

        Penso que o Sr. Luciano ficaria aprisionado ao mundinho restrito ao envio de vídeos com áudio de músicas antigas, sem abraçar – nisso ele é bom – outros interessados/curiosos para o papo de boteco que é desembanhado no blog dele.

        Neste tipo de “conversa”, ninguém pretende dar uma arrumação ao mundo e nem perder tempo em apontar defeitos ou fazer críticas depreciativas aos interventores aos posts dele ou meus.

        As brincadeiras “são apenas brincadeirinhas” – não estimuladas por outros sisudos blogueiros – que são entregues para sacudir o ranço milenar bombardeado, aquí, por “especialistas” da política e economia, da ordem e justiça social – os professores.

        Estes assuntos – você ta careca de saber, Luisa Maravilha -, estão difundidos em várias fontes da Internet.

        Não é então, imperioso, para ficar bem na fita, buscar as informações apenas neste blog.

        Excetuando-se os artigos da lavra do Velho Nassa, que são publicados aqui, o conteúdo da maior parte das demais contribuições é constituída por um teletransporte mecanizado de outros endereços da Internet rasa e profunda.

        No blog do LUCINAOHORTENCIO, o mote é a música que o grande Mestre oferece para deleite dos Parceirinhos.

        Ao entregar um conteúdo ao ambiente virtual, não seria o nosso guerreiro cearense, o temível Tarzan do Manguezal quem iria controlar a difusão das informações – ou seria?

        Como as informações sobre os registros de compositores e cantores das antigas são escassos, as artes & manhas multimídias ficam profundamente prejudicadas para serem levanatadas e ofertadas por ele, o Poderoso Chefão da Mabomubra.

        Para dar um upzinho na conversa, são introduzidos, por nós e por ele, outros vídeos, reunindo sons e imagens – não é isso a multimídia? – para alimentar o papo entre parceirinhos & amigos; entre os quais “você é considerada”.

        Ninguém, ninguém, nunca, jamais, será atacado pelo Lobo do Mar em noites de lua cheia – ele não ta, mais, nessa idade – e, desculpe-me, quem se ofende, simplesmente, não entendeu e nem vai entender o “espírito da coisa”.

        Relaxa, goza – recomendo – e, por favor, nunca mencione uma “falta de respeito” que jamais existiu ou existirá, justamente, no blog do Hortencio.

        Do Minerim Estiloso, carçando precata, com um fuminho de rolo nos borsos, assuntando as montanhas, VOCÊ PODE FALAR, porque ele não se intimida, nunca, não tem medo de cara feia e nem quer construir fama & prestígio & sucesso & receber uma estrondosa aprovação, nem aqui e nem em qualquer outro lugar, incluindo os quintos do Infernos.

        Don Luc é uma alma boa e tenta trazer um pouco da visão do seu mundinho, para a curtição dos frequentadores do blog.

        Isso, já sentenciou um dos grandes, é ser universal.

        Aqui reina a irreverência; apenas isso.

        É apenas isso…

        Acredite!

        1. Guru “Cenoura e Bronze”

          Num sou bom só em abraçar não. Sou bom em outras coisas porém não vou lhe dizer pra vassuncê num ficar interessado e frustradão!!!

          Madame quer se fazer de rogada, cê num tá vendo? Outro dia passou num sei quantos dias de oclins escuros e ainda me levantou um falso testemunho, que é um dos pecados mortais dizendo que eu tinha ousado falar mal dela aqui no blogão. Blogão sim, pois na minha terra bonzim, bunitim, quase sempre dão conotação depreciativa…

          No meu mundão, não mundim, num há tempo pra nada, quanto mais pra me aperrear com brincadeiras de amigos. Madame sabe disso. Madame, nos finais de semana, dá uma de “poseur”

          FLA FLE FLI FLO e sandálias japonesas…

           

  1. Eu sei, é sobre a Lua …

    Eu sei, é sobre a Lua … Esta força a nos acompanhar cotidianamente. Este farol a nos lembrar de tantas e muitas coisas, escondidas, sob a superfície, e que explodem sob sua influência. Poesia, romance, subsistência, cura, colheita. Tanto a ela devemos, e ao êxtase da bela visão.

     

    Hoje, além de tudo isso, Ela nos traz de volta aos livros!

    Tema maravilhoso!  Companheiros desde sempre; para os tímidos são uma benção!!

    É sempre muito reconfortante perceber nas novas gerações, pessoas em formação, apresentadas e familiarizadas com este objeto singular. Sim, sabemos que estão disputando espaço – e nem sempre ganhando – mas reputo essencial o ininterrupto incentivo à leitura.

    Livros são instrumentos poderosos para a educação de todos: tímidos, rígidos, distraídos, voluntariosos, sensíveis, violentos. Para cada um, uma construção cognitiva, um educar do olhar, uma sensibilidade despertada.

    Creio que já tinha comentado com você: ter em nossas vidas alguém que nos faça amar os livros é uma benção. É zelar pelo futuro e cuidar da sementeira para uma vida mais sadia. Este instrumento tão singelo pode mudar e fortalecer vidas. Torná-las justificadas, dar a elas sentido. Quantos jovens percebemos tomando rumos e construindo belíssimas e consistentes pontes com a realidade através da leitura, do fortalecimento cognitivo, onírico e estético, da percepção da diversidade na unicidade, sem que sejam necessários gurus ou ídolos de barro a conduzi-los. Construções individuais.

    Nos livros, muita liberdade. Sadia liberdade.

    Lindo post.

    Abraço!

     

    Grande Companheiro: Monteiro Lobato!

    1. Obrigada, Anna

      Que façamos muitas viagens, então. E a Odonir também, que venha conosco em nossos devaneios musicias, literarios e cinéfilos!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador