Jovem negro é amarrado nu, agredido e filmado em supermercado de SP

Imagens mostram segurança chicoteando adolescente após tentativa de furto de chocolate; para advogado, prática de tortura é evidente

da Ponte Jornalismo

Jovem negro é amarrado nu, agredido e filmado em supermercado de SP

por Arthur Stabile

Imagens mostram segurança chicoteando adolescente após tentativa de furto de chocolate; para advogado, prática de tortura é evidente

Um jovem negro está amordaçado, sem camisa e com as calças abaixadas. Atrás dele há caixas de produtos e sacos com o que aparentam ser cebolas. As imagens continuam e um homem começa a chicoteá-lo. “Não coloca a mão. Tira a mão, porra!”, grita o agressor. Essa cena foi gravada no supermercado Ricoy, localizado na avenida Yervant Kissijikian, na Vila Missionária, zona sul de São Paulo. A agressão foi justificada como castigo pelo rapaz ter tentado furtar um chocolate.

Segundo o boletim de ocorrência, a violência aconteceu no mês de julho, sem a vítima saber precisar a data. E., 17 anos, entrou no mercado, pegou um chocolate e tentou sair sem pagar, quando foi abordado por um segurança, denominado no documento como Santos com a ajuda de Neto. Eles seriam seguranças do local.

A dupla o levou para um quarto no fundo da loja, onde o vídeo foi gravado. “Ali, a vítima foi despida, amordaçada, amarrada e passou a ser torturada com um chicote de fios elétricos trançados. Permaneceu por cerca de 40 minutos, sendo agredido o tempo todo”, descreve o documento assinado pelo delegado Pedro Luís de Sousa, do 80º DP (Distrito Policial), localizado na Vila Joaniza.

Enquanto E. está amarrado praticamente nu, um dos homens aplica as chicotadas e o outro registra a cena. E. não soube descrever à Polícia Civil se outro funcionário do supermercado Ricoy presenciou o momento em que era levado pelos seguranças ou notou a tortura enquanto estava no quarto.

No vídeo é possível ouvir ameaças entre uma chicotada e outra. “Vai tomar mais uma. Nós vamos ter que te matar, moleque. Vai voltar? Você é corajoso”, grita um dos homens, apontado pela vítima como Santos, que teria ameaçado: “caso falar algo para alguém, vou te matar”. O rapaz foi liberado, mas não registrou oficialmente a tortura na época por ter medo de ser morto pelos dois.

Unidade em que a agressão ocorreu fica na Vila Missionária, na região da Cidade Ademar | Foto: Reprodução/Google Street View

Conselheiro do Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana), o advogado Ariel de Castro avalia que o vídeo evidencia a prática de tortura. “Existem indícios contundentes de crime de tortura praticado pelos seguranças. A tortura ocorre quando alguém é submetido, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental. É um crime hediondo”, explica.

Segundo ele, que acompanhou a denúncia no 80º DP, o delegado intimou os suspeitos para prestarem depoimentos. Caso confirmada a prática do crime (lei 9.455 de 1997), estarão sujeitos a pena que varia de 2 a 8 anos de prisão.

Ponte questionou a rede Ricoy sobre a cena de tortura, mas até a publicação desta reportagem não havia resposta.

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Mas, todavia, entretanto e contudo, o Lula é responsável por todas as comissões cobradas em contratos, em todos os tempos, por todos os funcionários de todas as empresas do mundo, não é?

  1. Nassif: esse cara é de sorte. Nasceu de novo. Sinta a barra. Negro, possívelmente pobre e periférico, queria o quê, pego num furto famélico? Os ordens de Brasilia é que se faça “limpeza” desses tipos. No lugar dele eu tirava nova Certidão de Nascimento e caia no mundão de meu Deus. As Milícias do GovernadorDoriana (pastoso feito margarina) vai no encalço dele na primeira oportunidade. Se manda, cara…

    PS.: olha o robô ai…

  2. O Estado Esquerdopata Fascista não fez nada nos diversos assaltos que o Criminoso já havia praticado no Estabelecimento. Com isto vai incentivando e ampliando a certeza da impunidade que estes Bandidos sabem que adquiriram nestes 40 anos redemocratas. Até o auge da pratica de um latrocínio. Então a Imprensa Panfletária Ideologizada omite os fatos. Mas então fazer um espetáculo, quando a Sociedade Civil se defende da criminalidade e do Estado Fascista que age com mediocridade, aí obtém todos espaços na panfletagem. A Sociedade precisa se defender dos Criminosos, do Estado Parasitário, Corrupto e Negligente e da Imprensa Parcial e Censuradora. Pobre País rico. Mas de muito fácil explicação.

    1. De qual ‘tortura’ a sra. está falando? Do Cidadão que trabalha na construção de Empregos e Salários ou dos Funcionários, sistematicamente torturados pela presença de Criminosos, cujo Estado Esquerdopata se omite e incentiva? Onde estava a sua indignação nas várias vezes que este Garoto foi flagrado pelo Estado Esquerdopata Fascista Brasileiro, que nada fez por Ele ou por sua Família? Por que apesar disto tudo, este Estado permitia este Rapaz continuar nesta situação degradante da Criminalidade? Alias, no berço da Esquerda Moderna Brasileira de PSDB E PT. De qual ‘tortura’ a sra. está falando?

    2. Crime é a fila do SUS, crime são os salários e benefícios políticos, crime e a alienação intelectual, humana e social… a falta de oportunidades e direitos a todos, independentemente de cor, condição social.
      Anda um pouco mais na periferia, tenta conhecer a realidade do povo de lá, aí você vai ver o imenso crime a qual esse povo é submetido. Sai da casinha, colega.

    3. Nossa. pelo valor da mercadoria e pela forma que foi pego, realmente se tratava de um perigoso marginal. Quando se comete um furto estamos infringindo a lei, E estamos sujeitos a punições, devolução do produto do furto e detenção. Em que momento alguém é autorizado a chicotear, desnudar e postar em rede social?
      Pelo menos ele escapou do pior, que seria conviver com uma pessoa ignorante como você.

    1. Alguém reparou que quem chicoteou o garoto é negro?! Então acho que apontarem como racismo é uma idiotice, pois isso foi um crime contra uma criança, independente de cor, praticada por um imbecil frustrado por não ter passado em concurso público para ser um policial de verdade, ai fica se achando “autoridade” e praticando esses abusos. Todos os envolvidos nesse crime de tortura contra essa “CRIANÇA” devem pegar uma pena bem pesada. Existem Leis, mesmo que por muitas vezes sejam falhas, mas elas existem. Quanto aos donos e gerentes de supermercados, fica uma dica. Tentem identificar e suas vizinhanças pessoas que estejam passando por dificuldades financeiras e não podem comprar alimentos. Ao invés de afugenta-los, doem a estas pessoas os alimentos que estão próximos de vencimentos e não poderão mais ser comercializados, mas que estejam em boas condições de consumo e embalados adequadamente. Chamem essas pessoas e expliquem que eles, em caso de necessidades, podem pedir ao invés de furtar, garanto que alem de diminuir muito os furtos, essas pessoas que receberam essa ajuda, como também os clientes desse estabelecimento, serão eternamente gratas pela atitude. Sei muito bem que muitos alimentos são jogados fora e enviados para serem incinerados quando muitos ainda poderiam servir para alimentar muitas dessas pessoas. Essa também é uma forma de se combater a criminalidade através da “educação” sem a necessidade da punição.

  3. lamentável esse acontecimento nesse lixo de mercado a prefeitura deve fechar esse urgente pelos menos até os envolvidos seres condenados e nunca mais volta ao mercado de trabalho

  4. Alguém reparou que quem chicoteou o garoto é negro?! Então acho que apontarem como racismo é uma idiotice, pois isso foi um crime contra uma criança, independente de cor, praticada por um imbecil frustrado por não ter passado em concurso público para ser um policial de verdade, ai fica se achando “autoridade” e praticando esses abusos. Todos os envolvidos nesse crime de tortura contra essa “CRIANÇA” devem pegar uma pena bem pesada. Existem Leis, mesmo que por muitas vezes sejam falhas, mas elas existem. Quanto aos donos e gerentes de supermercados, fica uma dica. Tentem identificar e suas vizinhanças pessoas que estejam passando por dificuldades financeiras e não podem comprar alimentos. Ao invés de afugenta-los, doem a estas pessoas os alimentos que estão próximos de vencimentos e não poderão mais ser comercializados, mas que estejam em boas condições de consumo e embalados adequadamente. Chamem essas pessoas e expliquem que eles, em caso de necessidades, podem pedir ao invés de furtar, garanto que alem de diminuir muito os furtos, essas pessoas que receberam essa ajuda, como também os clientes desse estabelecimento, serão eternamente gratas pela atitude. Sei muito bem que muitos alimentos são jogados fora e enviados para serem incinerados quando muitos ainda poderiam servir para alimentar muitas dessas pessoas. Essa também é uma forma de se combater a criminalidade através da “educação” sem a necessidade da punição.

    1. o garoto é pardo, voltado mais para o amarelo e não negro. quando um pardo rouba ou pratica algum ato de ilicito ele é negro, quando o pardo estuda e faz faculdade ele é branco. essa midia é incrivel. negro na cadeia é maioria sendo q são apenas 8 % no Brasil como isso é possivel. kkkkk . o gabriel monteiro msm disse q branco e pardo é maioria na cadeia. fato, pq ele é policial. o racismo começa ai. quando um branco rouba se ele tiver um fio de cabelo ondulado é negro. e ainda o cara se auto declara. infeliz.

  5. É óbvio que Bolsonaro, Dória, Moro, Witzel e todos esse que fazem apologia à violência são os responsáveis por esse avanço do ódio e da maldade contra o ser humano. Mais uma triste cena do Brasil medieval.

  6. QUILOMBO NEWS! PORQUE O VERDADEIRO HOLOCAUSTO? O DO NEGRO É MITIGADO ( DESQUALIFICADO, BANALIZADO MARGINALIZADO) NO DIA 7 DE SETEMBRO VAMOS COMEMORAR ILUSORIAMENTE ( MAIS UM FERIADO OFICIAL NACIONAL O DIA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL DO REINO DE PORTUGAL QUE NA VERDADE FOI UM BOM ACORDO COMI INÚMERAS VANTAGENS ENTRE PARENTES DA CORTE REAL, IGREJA E PARA PESSOAS E GRUPOS DE INTERE$$E$) ESTA DATA QUE PARA MUITOS HISTORIADORES É UMA DA MAIORES FARSAS DA HISTORIA DO MUNDO. E É FUNDAMENTADA NO ACORDO DO REINO DE PORTUGAL E O REINO CRIADO SUA EX- COLONIA O BRASIL UM ATO OFICIAL ENTRE PARENTES PAI E FILHO TUDO APROVADO E ABENÇOADO PELA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA DE JESUS CRISTO E DESDE 7 DE SETEMBRO DE 1822 O DIA INDEPENDÊNCIA E DA PÁTRIA DO BRASIL POR DOM PEDRO 1º DO BRASIL OU IV DE PORTUGAL N.1798 – M 1834 O LIBERTADOR ERA FILHO DO REI DOM JOÃO VI. REI DE PORTUGAL. N 1767- M 1826. COM MORTE DE DOM PEDRO 1º ASSUME O SEU FILHO O IMPERADOR DOM PEDRO 2º NASCEU NO RIO DE JANEIRO 2/12/1825 E MORRE EM PARIS EM 5 12/1891. DE 7/7/1822 SÃO 67 ANOS E TERMINA COM PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA EM 15/11/1889.MAS PARA NÓS NEGROS AFROS-INDÍGENAS BRASILEIROS SÓ EM 13 DE MAIO DE 1888 FOMOS ABOLIDOS DA ESCRAVIDÃO É LATENTE QUE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NÃO FOI PARA NÓS NEGROS AFROS BRASILEIROS QUE VIVAM A SECULOS ESCRAVIZADOS COM TODO INFERNO QUE PARA NÓS ERA DESTINADO. A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL DE 7/7/1822 QUE COMEMORAMOS COM FESTIVIDADES E ORGULHO ATÉ HOJE NÃO É JUSTA, INTELIGENTE CORRETA, COERENTE. É ABSURDO INDIGNO PARTICIPAR DESTA FARSA QUE NÃO NOS DEU A INDEPENDÊNCIA A LIBERDADE DE SERMOS SERES LIVRES TRABALHANDO VIVENDO COM FILHOS, AMIGOS PROGREDINDO NUMA COMUNIDADE FRATERNA ABENÇOADA POR JESUS CRISTO E NÃO CRUZES,ESPADAS, PELOURINHOS, CHICOTES CADEIAS SENZALAS AMALDIÇOADAS COM TODAS MISÉRIAS E PERVERSIVIDADES QUE SOFRERAM NOSSOS ANCESTRAIS E ATE HOJE OS EFEITOS COLATEIRAS NOS ATINGEM E AFRIGEM NOSSA COMUNIDADE. NÃO PODEMOS MAIS SERMOS ALIENADOS. A ESTA AMARGA CONTRADIÇÃO. DO HINO NACIONAL E DO 7 DE SETEMBRO O DIA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.!?

    ” NUNCA TIVEMOS ” NAS SENZALAS O BERÇO ESPLENDIDO E O SOL DA LIBERDADE/ COM OS GRILHÕES DA ESCRAVIDÃO/ E O PENHOR DESSA IGUALDADE/ NO ABANDONO E INGRATIDÃO/ . Ó PÁTRIA AMADA MÃE GENTIL A TODOS/. PORQUE MAL TRATA-SE E IGNORASTE TANTO/ OS FILHOS NEGROS DO BRASIL!? Nos poema de Joaquim Osório Duque-Estrada (1870-1927) ironizo a contradição Jorge Oba Oliveira ONNQ1970

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador