
Nova operação policial no Complexo do Alemão pode ultrapassar 15 mortes
Mais uma operação militar em favelas do Rio de Janeiro deixa mais de uma dezena de mortos. Para a polícia, as vítimas fatais foram apenas cinco, para o Fórum Popular de Segurança Pública do Rio de Janeiro foram 11 mortos e para a ouvidoria da Defensoria Pública e a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil há pelo menos 15 corpos deixados na UPA, além dos 5 mortos no Hospital Getúlio Vargas, na Penha. A polícia não confirma.
Por volta das 5H da manhã desta quinta-feira (21), uma mega operação deu início no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro e, de acordo com moradores, a ação seria uma vingança após um policial ter sido morto. Letícia Marinho de Sales, de 50 anos, moradora foi baleada dentro do carro — segundo parentes, por um policial. Denilson Glória, namorado de Letícia e que estava com ela no carro na hora do ataque, contou que policiais dispararam num sinal da Rua Itararé.
“Ao sair, tinha policial num sinal, paramos. Mesmo assim, o carro foi alvejado”, afirmou. “Só vi ela caindo para o meu lado. Quando eu olhei, tinha um furo no peito”, conforme relato divulgado pela imprensa.
Segundo vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver pelo menos 3 carros blindados chegando na comunidade, antes mesmo do dia clarear, e era possível ouvir tiros. O helicóptero da polícia sobrevoava o local disparando tiros.
Além disso, os moradores denunciam invasão em casas e abuso policial por parte de agentes da PM “Eles entraram lá em casa e levaram meus pertences, mexeram na geladeira e bateram na cara do meu sogro. A minha sogra foi xingada por eles. E eu tenho criança pequena em casa, ela assistiu tudo”, conta um morador em entrevista ao Voz das Comunidades.
Às 12H30, foi publicado um vídeo, onde moradores carregam 3 pessoas já sem vida pelas ruas da favela. Os corpos foram colocados em uma Kombi e levados ao UPA do Alemão. Já às 13:17, mais 3 corpos foram levados pelos moradores.
Continue lendo no Portal Favelas.
Leia também:
Considerações sobre as vidas dos moradores das favelas e a ADPF 635
Levem a Maré de violência de volta pra favela
Seis mortos em operação policial em Manguinhos
A escalada da violência policial no Rio de Janeiro
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.