Questão Indígena

Polícia ataca indígenas em Brasília

Jornal GGN – Indígenas, incluindo crianças, idosos e mulheres, foram vítimas de violência da Polícia Militar de Brasília, na tarde desta terça-feira, 22 de junho. Os membros do movimento “Levante pela Terra” protestavam pacificamente, nos arredores do Congresso Nacional, contra o Projeto de Lei (PL) 490, que pode anular a demarcação de Terras Indígenas e está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. 

O grupo foi alvo de balas de borracha, bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral, no estacionamento do Anexo 2 da Câmara. De acordo com informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), dois indígenas tiveram ferimentos graves e estão sob observação no Hospital de Base em Brasília. Uma dezena de indígenas também sofreram ferimentos leves e estão em atendimento na tenda da saúde do Acampamento Levante pela Terra (ALT), ao lado do Teatro Nacional. O atendimento de urgência aos indígenas ainda teria sido dificultado pela Tropa de Choque. 

Já a Câmara informou que um policial foi atingido por uma flechada na perna e um servidor administrativo foi ferido no tórax. Os dois foram levados para um hospital particular na Asa Sul.

Este não é o primeiro ataque da PM contra os indígenas. Na última quinta-feira, 17, os militares atacaram os representantes de mais 48 povos originários, que protestavam em frente ao prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai). 

A marcha conta com cerca 850 indígenas que acompanham a votação do PL 490, proposto pela ala ruralista, que – na prática – pretende inviabilizar e pode até anular demarcações de terras, em apoio a abertura de empreendimentos como garimpo, estradas e hidrelétricas.

Confira as imagens do episódio que circulam nas redes sociais:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Recent Posts

Governo federal faz mais um aceno às Forças Armadas com acordo

Ministério da Defesa e BNDES fecham convênio para otimizar imóveis das Forças Armadas, com foco…

7 horas ago

Justiça reflete valores e necessidades pela lente do homem branco

“Ele [homem branco] reflete o repertório dele, mesmo tendo empatia, mas não traz a visão…

7 horas ago

Manifestos pela universidade pública tomam a Argentina

Enquanto Milei diz que manifestos tem "causa nobre, motivos obscuros", milhares de estudantes tomam as…

7 horas ago

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

9 horas ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

11 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

11 horas ago