Jornal GGN – Preta Ferreira, apresentadora do Boletim Lula Livre e ativista do Movimento dos Sem Teto do Centro, foi presa no dia de hoje, 24, sem razão informada. Outros ativistas, conhecidos como Sidney, Ednalva e Angélica também estão detidos. Os advogados do Movimento já estão em busca das razões e soluções para o ocorrido.
Segundo informe do MSTC, eles estão detidos no Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), no centro de São Paulo.
Preta, apresentadora do Boletim, é filha da ativista Carmem da Silva Ferreira, da Ocupação 9 de Julho, em São Paulo. Carmem é uma batalhadora na luta dos sem teto.
Veja o informe abaixo e, a seguir, a nota oficial do MSTC.
NOTA OFICIAL
Lideranças de diferentes movimentos de moradia são detidas em São Paulo
Advogados alegam que prisões são totalmente arbitrárias
São Paulo, 24 de junho de 2019 – Uma operação do DEIC da Polícia Civil, por ordem do juiz Marco Antônio Martins Vargas, cumpriu na manhã desta segunda-feira, 24, 17 ordens de busca e apreensão e a prisão temporária de nove lideranças do movimento Sem-teto, de diversas movimentos de moradia do Centro de São Paulo, entre elas, Preta Ferreira, publicitária e filha de Carmen Silva, liderança do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro).
Segundo informações, o pedido de prisão temporária integra investigação sobre o prédio que desabou no Largo do Paissandu, em maio de 2018, e se baseia na declaração de supostas testemunhas sobre cobrança indevida de aluguel. Carmen Silva, do MSTC, foi inocentada no início deste ano em outro processo baseado nas mesmas acusações, por absoluta falta de provas, como apontou a sentença.
Segundo o delegado responsável pelos pedidos, André Vinicius Figueiredo, as prisões seriam para evitar a interferência na investigação. Entretanto, os advogados que acompanham o caso junto às lideranças, apontam a arbitrariedade da justiça em autorizar a prisão de lideranças que não estão envolvidas com o prédio que desabou, que não tinha nenhum movimento organizado e reconhecido em sua gestão.
O juiz Marcos Vieira de Morais, da 26ª Vara Criminal de São Paulo, que inocentou Carmen das mesmas acusações, afirmou a ausência de provas por parte dos acusadores, mas sobretudo na farta apresentação de notas fiscais e atas que a liderança do movimento dos sem teto encaminhou ao processo e que comprovam a correta prestação de contas: “A defesa anexou aos autos notas fiscais e atas de assembleias demonstrando a destinação das contribuições individuais que cada família deveria pagar para suportar as despesas mensais do edifício”, explicou.
O MSTC repudia veementemente essa nova tentativa de criminalização dos movimentos sociais de moradia através da perseguição judicial de seus líderes e exige a imediata libertação de seus membros. Moradia é direito. Quem não luta está morto!
Movimento Sem Teto do Centro – MSTC
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
GOLPE DE ESTADO
DITADURA
FASCISMO
Essas são as palavras corretas que muitos teimam em não pronunciar.
Leio agora que a Carmen Lúcia tirou o HC de Lula da pauta.
Bem, isso, as declarações do General Heleno e essas as prisões injustificadas não deixam mais dúvidas: a DITADURA já é uma realidade no Brasil…. Com STF e tudo…
Cuide-se Nassif, cuide-se imprensa progressista. Ninguém mais está a salvo..
A permanência indefinida de Lula na prisão, como quer o general Heleno, e estas prisões arbitrárias revelam que diante do desvanecimento da Farsa a Jato os golpistas optaram pelo fechamento do regime. Agora é ditadura escancarada!
Hoje é dia 24
em tempos de piora dos arbítrios:
ENTREVISTA: ‘OS MILITARES ESTÃO NUM GOVERNO DE OPERETA. ELES SE SUBMETERAM A CONSTANTES VEXAMES’, DIZ PESQUISADOR para o The Intercept Brasil
https://theintercept.com/2019/06/23/entrevista-joao-roberto-martins-militares-bolsonaro/
Começou o que mais temiamos. Povo na rua já!