10 LIVROS SOBRE POLÍTICA PARA CRIANÇAS

Por Isabella Galvão 

Como introduzir um assunto tão complexo e importante quanto a Política para crianças? Nesta lista você encontra algumas sugestões para dar o primeiro passo

O Capital para crianças

1

O intuito do livro é apresentar, de forma simples e divertidade, as contribuições da obra "O Capital", de Karl Marx, às crianças. Classificação indicativa: acima de 6 anos.

A democracia pode ser assim

2

A obra apresenta o conceito de democracia a partir de situações do cotidiano. É o primeiro contato com questões sociais. Indicado para crianças de 9 a 12 anos.

A ditadura é assim

3

O livro acompanha o cotidiano de um ditador e mostra o funcionamento perigoso de um regime autoritário. Indicado para crianças de 9 a 12 anos.

As mulheres e os homens

4

O livro aborda questões de gênero de forma simples e divertida, e com visão igualitária e plural. É indicado para crianças acima de 13 anos.

gente de cor, cor de gente

5

Esse livro-imagem trata sobre preconceito, tolerância e diversidade, levando representatividade para a vida das crianças. Indicado dos 6 aos 8 anos.

eleição dos bichos

6

O livro aborda uma eleição democrática feita pelos animais da floresta, que vão contra os abusos do leão, um governante autoritário. É indicado para crianças de 6 a 8 anos.

Para educar crianças feministas

7

Escrito em formato de carta pela autora de best sellers, o livro é um manifesto com 15 dicas para educar dentro de uma perspectiva feminista.

histórias de ninar para garotas rebeldes

8

Inspirado em podcast que leva o mesmo nome, o livro apresenta 100 histórias de mulheres fortes que desafiaram a sociedade.

zumbi assombra quem?

9

O livro acompanha o menino Candê na descoberta a respeito de seus ancestrais escravos e desmente todos os mitos ao redor do povo quilombola.

Clarice

10

Esse livro mostra duas crianças que viveram a perseguição política na ditadura militar. Ideal para introduzir o assunto para os pequenos. Indicado para crianças de 9 a 12 anos.

Texto e criação: Isabella Galvão Imagens e gifs: Tenor, Unsplash e divulgação