Com ajuda de economistas e jornalistas especializados, separamos livros essenciais com linguagem acessível

Foto: Henry Be/Unsplash

10 livros sobre economia para iniciantes

1 A obra narra a raiz dos problemas nacionais a partir da interrupção da construção de um sistema econômico sólido e as influências dos mercados internacionais

2 O livro aponta números assustadores da concentração de renda no Brasil, um movimento diferente do observado em países ricos.

3 A economista Laura Carvalho narra a montanha russa da economia brasileira entre 2006 a 2017, a partir do cenário político nacional da época.

4 Oferece uma nova perspectiva sobre a previsão da crise econômica de 2008 e mostra que eventos como este podem evitados.

5 O jornalista Luis Nassif compara dois momentos históricos do país, o Encilhamento e o Plano Real, a partir das ligações entre o grande capital e os homens do governo.

6 Livro mostra como, apesar de ser percebido como lento, burocrático e pouco ousado, o Estado tem papel fundamental no desenvolvimento de grandes tecnologias.

7 Autores esquecidos da história do pensamento econômico são relembrados para reconstruir uma teoria neoclássica hegemônica da atualidade.

8 O ganhador do Nobel Jean Tirole apresenta uma nova agenda para o papel da economia na sociedade, que pode trabalhar para o bem comum.

9 Banerjee e Duflo, ganhadores do Nobel, mostram retrato dos que vivem com menos de um dólar por dia e propõem nova maneira de lutar contra a desigualdade.

10 Daron Acemoglu e James Robinson apontam as diferenças dos sistemas econômicos que separam os países ricos dos pobres.

Imagens:  Amazon & Unsplash Texto:  Tatiane Correia e Ana Gabriela Sales Criação:  Tatiane Correia/Ana Gabriela Sales

Dicas