abolição da 

ESCRAVATURA

Porque a conquista celebrada em 13 de Maio foi insuficiente para a real libertação do povo negro no Brasil

ATIVE O SOM

No Brasil, o trabalho escravo foi abolido, oficialmente, em 13 de maio de 1888. Na prática, porém, a escravidão resistiu por um longo período após a assinatura da Lei Áurea. 

A lei da abolição da escravatura foi insuficiente, já que a população negra não recebeu as mesmas condições que a branca para exercer sua cidadania.

Por isso, no Dia da Abolição da Escravatura, celebrado no aniversário da lei, é preciso refletir sobre o assunto e as deficiências dessa libertação.

Ao contrário dos proprietários de escravos, os negros em situação de escravidão e seus descendentes jamais foram indenizados após a abolição.

A falta de arcabouço legal para a garantia dos direitos dos libertos era evidente. O Brasil já teve Constituição que sequer dava acesso à educação aos negros.

O próprio racismo só foi criminalizado décadas depois da abolição da escravatura, e continua visível na conjuntura atual.

A criminalização, o empobrecimento, o encarceramento e o genocídio impostos à população negra no Brasil, desde a proibição da escravidão, possuem uma relação direta com as limitações da Lei nº 3.353.

Essas limitações refletem uma sociedade que historicamente mascara o ódio aos corpos negros, em vez de reorganizar as engrenagens de poder.

O Brasil é o resultado do racismo estrutural que não depende mais de chicotes e correntes para perpetuar lógicas do período colonial.

Raphael Tim, autor de História do Sistema Anglo

Criação:  Cintia Alves Imagens e gifs:  Divulgação, Unsplash & Tenor  Música:  Free Me (Instrumental) - NEFFEX