20 anos atrás morria Tim Lopes

Assassinato do repórter foi um dos mais trágicos ataques à imprensa brasileira

Por Johnny Negreiros

Em 2 de junho de 2002, o repórter da Rede Globo Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, o Tim Lopes, foi sequestrado, torturado e assassinado no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Tim Lopes recebera denúncias de que menores na Vila Cruzeiro eram forçadas a participarem de bailes funk, onde usavam drogas e se prostituíam. Ele foi morto fazendo reportagem sobre os relatos.

O assassinato ocorreu a mando de Elias Pereira da Silva, mais conhecido como Elias Maluco, morto em 2020 na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná.

Dos outros seis envolvidos na morte de Tim Lopes, Claudino Coelho (Xuxa) morreu em troca de tiros com o Bope em 2013, e Elizeu Souza (Zeu) está preso. Outros três estão em liberdade.

Fernando Silva (Frei) e Reinaldo Jesus estão soltos desde 2017 e Cláudio Nascimento (Ratinho) desde 2020. Ângelo Silva, o Primo, está foragido por roubo desde 2013.

Tim Lopes foi referência no jornalismo investigativo. Ele recebeu os prêmios Esso de Telejornalismo e Líbero Badaró pela série Feira das Drogas, onde denunciou abusos do crime organizado no Rio.

A morte de Tim Lopes representa a falta de segurança que muitos jornalistas no Brasil vivem diariamente. A atuação da imprensa é fundamental para qualquer democracia.

Portanto, é importante o Estado Democrático de Direito garantir que os profissionais da área tenham total liberdade para trabalharem.

Texto e criação:  Johnny Negreiros Imagens: Tomaz Silva/Agência Brasil, Agência Brasil, Unspash e Tenor