CONHEÇA 8 PREMIAÇÕES IMPORTANTES DO CINEMA ALÉM DO OSCAR

Por Gabriella Lodi

A cerimônia do Oscar acontece anualmente em Los Angeles (EUA), homenageando os melhores filmes, atores e técnicos. Mas você conhece outras premiações importantes do mundo do cinema? Confira a seguir:

A entrega do prêmio "Palma de Ouro" é a segunda maior premiação do cinema. É realizada em Cannes (França) desde 1955, marcada pelo alto rigor crítico e glamour.

   Festival de  Cannes

1

Prêmio de maior visão crítica, acontece nos EUA desde 1944. Os votos de 93 membros da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood determinam os vencedores.

Globo de Ouro

2

Entregue pela academia britânica de artes do cinema e televisão desde 1947. Famoso por sua rigidez e exigência nas análises, a premiação acontece em Londres.

BAFTA

3

Foi fundado em 1951, é o festival que recebe a maior quantidade de espectadores no mundo. Dois filmes brasileiros já receberam o Urso de Ouro: “Central do Brasil" (1998) e "Tropa de Elite" (2008).

Festival de Berlim

4

Premiado com o Leão de Ouro, foi fundado em 1932 e é o festival mais antigo da Europa no segmento. Famoso pela diversidade geográfica das produções vencedoras, integra a Bienal de Veneza.

Festival Internacional de Veneza

5

Maior mostra de cinema independente, foi criada em 1978 nos EUA. Tinha como meta atrair cineastas para o estado de Utah e aumentar a visibilidade para o cinema independente e produções locais.

Sundance Film Festival

6

Idealizado em 1981 pelo publicitário John Wilson, o prêmio é uma paródia do Oscar. O objetivo é premiar os piores atores, filmes e demais atributos cinematográficos.

Framboesa de ouro

7

Festival mais tradicional no Brasil, acontece desde 1973 em Gramado (RS), e entrega a estatueta "Kikito". Além da produção brasileira, o evento inclui uma mostra de filmes ibero-americanos.

Festival de Cinema de Gramado

8

Roteiro e criação:  Gabriella Lodi Fotos: Divulgação