8 séries sobre um futuro distópico

Por patricia faermann

As distopias são um gênero da ficção cinematográfica que mostra como seria a realidade de uma sociedade nos extremos.

Com sátira e caos sobre os tempos atuais, são testadas as consequências do autoritarismo, mudanças climáticas, alienação digital, opressões e temores sociais.

Confira 8 séries televisivas sobre distopias que podem ser vistas em plataformas de streaming!

black mirror

(netflix)

Foi um dos primeiros sucessos do gênero, lançado em 2011 e com 5 temporadas, tem capítulos independentes que mostram o extremo da era digital, tecnologias e redes sociais.

3%

(netflix)

A produção brasileira de 3 temporadas mostra a miséria extrema no pós-apocalipse, onde 3% da população tem a chance de passar em uma concorrida seleção para viver bem.

The Man in the High Castle

(amazon)

Em uma sociedade paralela em 1962, a Alemanha nazista vence os Aliados na 2ª Guerra Mundial, com o domínio do Grande Reich, até os personagens perceberem a realidade.

Expresso do Amanhã

(netflix)

Uma tragédia climática torna a Terra congelada e inabitável e os sobreviventes vivem em um trem, uma micro-sociedade com divisão de classes e revoluções políticas.

Years and Years

Mais próximo da atualidade, narra desesperos de uma família britânica durante 15 anos, enquanto a Inglaterra sofre mudanças políticas, econômicas e tecnológicas.

(HBO e Now)

Osmosis

Em uma Paris do futuro, uma empresa francesa cria uma tecnologia para encontrar almas gêmeas por decodificação cerebral, com graves consequências.

(netflix)

The Handmaid Tales

Com infertilidade mundial e opressão a mulheres, um governo totalitário e militarizado (República de Gileade) domina o território americano em meio à guerra civil.

(paramount e globoplay)

Zona de Separação

A série espanhola mostra a extrema pobreza de uma Terceira Guerra Mundial em 2045, com um governo ditatorial, pobreza e divisão de classes.

(netflix)

Outras séries distópicas podem ser vistas em canais de streaming, como The 100, Westworld, Além da Imaginação, The Rain, The Leftlovers, Sonhos Elétricos e Onisciente.

Texto:  Patricia Faermann Criação:  Isabella Galvão Colaboração: Cintia Alves  Imagens e gifs:  Divulgação/Tenor