O fenômeno lula nas eleições

Por Cintia Alves

Foto: Bob Wolfenson

A primeira vez que Lula disputou uma eleição foi para o governo de SP. Ficou em quarto lugar. Metalúrgico, sindicalista e líder grevista preso na Ditadura, Lula fundou o PT em 1980.

1982

foto: Acervo/Fundação Perseu Abramo

Lula foi uma das lideranças das "Diretas Já". Discursou no comício da Praça da Sé, em São Paulo, reunindo 300 mil pessoas que lutavam pelo direito de eleger o presidente do Brasil.

1984

Foto: Acervo/FGV

ATIVE O SOM

Lula foi eleito deputado constituinte com o maior número de votos do País, 650 mil votos. 

1986

foto: Acervo/Fundação Perseu Abramo

Em sua primeira participação na eleição presidencial, Lula foi derrotado por Fernando Collor (PRN) no segundo turno, por 53% a 46%.

1989

Lula também foi uma das principais lideranças do movimento "Fora Collor" , após escândalo de corrupção atingir o governo.

ATIVE O SOM

Collor foi sucedido por Itamar Franco, que empossou Fernando Henrique Cardoso (PSDB) como ministro da Fazenda. FHC cresceu na esteira do Plano Real.

Foto: Acervo/Instituto FHC

Lula foi derrotado por Fernando Henrique no primeiro turno, por 54% dos votos válidos do tucano, contra 27% do petista. 

1994

Foto: Plínio Nicácio

FHC foi reeleito no primeiro turno, com 53% dos votos, ante 31% de Lula. Derrotado pela terceira vez consecutiva, Lula teve Brizola (PDT) como vice.

1998

Foto: Reprodução/PT

Após três derrotas consecutivas, Lula foi eleito presidente pela primeira vez. No segundo turno, teve 61,27% dos votos, contra 38,73% de José Serra (PSDB).

2002

Foto: Acervo/AE

O segundo mandato foi conquistado no segundo turno contra Geraldo Alckmin (PSDB). Lula teve 60% dos votos, ante 39% do tucano.

2006

foto: Ricardo Stuckert

"O Brasil do povo, que o Lula começou, vai seguir com a Dilma", dizia o jingle da campanha de 2010. Lula, que saiu do Alvorada com 87% de aprovação no Ibope, fez sua sucessora.

foto: Ricardo Stuckert

Primeira mulher na Presidência, Dilma se elegeu no segundo turno com 56% dos votos, contra 43% de José Serra (PSDB).

2010

Numa disputa apertada, Dilma se reelegeu com 51%, contra 48% de Aécio Neves, que não engoliu a quarta derrota consecutiva do PSDB.

2014

foto: Ricardo Stuckert

Dilma sofreu um impeachment e o vice Michel Temer assumiu o governo em 2016, enterrando as políticas construídas pelo PT.

O segundo ato do golpe contra a democracia aconteceu em abril de 2018, com a prisão de Lula no âmbito da Operação Lava Jato.

ATIVE O SOM

Sem Lula na corrida presidencial, Jair Bolsonaro foi eleito no segundo turno com 55% dos votos, ante 44% de Fernando Haddad (PT).

2018

Sergio Moro, o juiz que tirou Lula da eleição de 2018, abandonou a toga para ser ministro de Bolsonaro. O casamento não durou nem metade do mandato. 

Em 2021, os ministros do Supremo decidiram anular decisões de Moro nos processos de Lula, devolvendo ao petista seus direitos políticos.

Exatamente 20 anos após conquistar seu primeiro mandato presidencial, Lula está livre para disputar a eleição de 2022 e é franco favorito nas pesquisas.

Todos os institutos apontam vitória de Lula sobre qualquer adversário, inclusive seu algoz, Sergio Moro, que tenta se colocar como "terceira via".

ATIVE O SOM

Roteiro e criação: Cintia Alves Gifs: Tenor