Clonaram meu cartão!  E agora?

Por Lourdes Nassif

Clonagem é quando copiam os dados de seu cartão de crédito ou débito e partem para as compras em seu nome. Daí quem paga é você.

Os golpistas copiam informações que facilitam a compra online ou, então, usam tecnologia mais sofisticada e recriam o cartão físico.

As informações que usam para a clonagem são várias: banco e bandeira do cartão, número do cartão, validade, código de segurança, nome do titular e CPF.

No caso de cartão de débito, também vão em busca da senha bancária.

Os golpistas pegam os dados em sites de baixa segurança ou quando furtam carteira com os documentos da vítima, usando os dados para a clonagem.

Mas não é só isso. Por vezes, a vítima vai fazer suas compras e entrega o cartão ao lojista mal intencionado, que com o cartão e documentos em mãos pode copiar os dados e clonar.

Atualmente, por conta dos golpes na praça, os lojistas evitam pegar o cartão do cliente, esticando a maquininha para que ele mesmo faça a operação.

Por telefone também é possível dar o golpe. O golpista liga dizendo que é do banco e que seu cartão recebeu uma compra que parece fraude.

Então pedem seus dados e, se você os fornecer, o golpe é consumado. E começam a aparecer compras em sua conta.

Caso seu cartão seja clonado, eis algumas medidas a tomar.  A primeira, e mais urgente, é o cancelamento do cartão.

Em seguida, confira na sua fatura em aberto e identifique as compras que não foram feitas por você.

Liste o que não for compra sua e apresente as restantes para o banco. Peça o estorno dos valores.

O banco deverá enviar um novo cartão, com número bem diferente do clonado, e o estorno na próxima fatura.

O banco deve devolver o dinheiro do cartão clonado pois isto está previsto no Código de Defesa do Consumidor, que garante o estorno de valores fraudados em transações bancárias.

A legislação entende que clonagem é uma falha de segurança do banco, e ele precisará arcar com a responsabilidade de estornar o valor.

O banco ou operadora de cartão poderá analisar a situação para comprovar a veracidade da queixa do cliente e, caso constate a fraude, devolverá o dinheiro.

É comum o consumidor pagar uma pequena taxa mensal na fatura do cartão ou na conta corrente como um seguro contra perda, roubo e fraude.

Para recuperar seu dinheiro, lembre-se: entre em contato com o banco, identifique as transações que não foram feitas por você e peça o estorno desses valores.

Os valores do estorno podem ser creditados na conta ou vir na fatura do cartão de crédito.

Então evite problemas: não passe informações bancárias e CPF para outras pessoas. Não envie foto de seu cartão e documento. Não compre em sites sem segurança e não deixe seu cartão na mão de terceiros.

Texto: Lourdes Nassif Criação:  Isabella Galvão Imagens e gifs: Pixabay/Tenor