como fazer compostagem

EM 9 PASSOS

VOCÊ SABIA?

Restos de alimentos representam metade dos resíduos sólidos produzidos em áreas urbanas no Brasil, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

O Brasil já chegou a produzir, por ano, 37 milhões de toneladas de lixo orgânico. Disso tudo, somente 1% é reaproveitado.

Com este passo a passo, você vai aprender a compostar em casa. Afinal, comida não é lixo. A matéria descartada pode ser transformada em adubo natural.

1

Antes de mais nada, você vai precisar de uma composteira. Você pode comprar ou construir uma. Há vários tutoriais no YouTube que ensinam como fazer.

Sublinhado rabiscado branco

A composteira tem 3 partes: o primeiro andar é a base apoiada no chão e serve para coletar o biofertilizante. Na caixa superior ficam os alimentos. Quando ela encher, usamos a caixa do meio.

2

Para começar, vamos forrar as duas caixas superiores com um pouco de húmus com minhocas californianas e serragem. Essa camada vai servir como amortecedor para as minhocas.

Sublinhado rabiscado branco

3

Hora de preparar os alimentos. Mas CUIDADO, pois nem tudo serve. Não use: frutas cítricas, alho, cebola, carnes, trigo, papel, comida temperada ou gordurosa, nem plantas doentes.

Sublinhado rabiscado branco

4

Após juntar restos de frutas, verduras, cascas de ovos e borra de café, é hora de colocar tudo na caixa superior da composteira. Dica: corte os alimentos para agilizar o processo.

Sublinhado rabiscado branco

5

Siga essa dica para não atrair insetos ou gerar mau cheiro na sua composteira: use serragem. Cubra tudo com matéria orgânica seca.

Sublinhado rabiscado branco

Importante!  Não deixe resíduo orgânico exposto na composteira.  Não deixe a composteira exposta ao sol ou chuva. Mantenha em local livre dessas intempéries.

6

Repita o processo de cortar os alimentos, despejar na caixa e cobrir com serragem sempre que quiser. Quando o andar superior encher, coloque ela no meio e suba a caixa reserva.

Sublinhado rabiscado branco

7

Hora de coletar o adubo. Depois de um tempo, o alimento vira húmus. Aí é só expor a caixa à luz do sol e retirar todo o adubo, deixando um pouco de terra para forrar a caixa.

Sublinhado rabiscado branco

8

Agora vem a coleta do chorume. O biofertilizante fica armazenado na base da composteira. É só pegar um recipiente e abrir a torneira.

Sublinhado rabiscado branco

9

Depois, é só dissolver o biofertilizante em dez partes de água para regar as plantas. O húmus coletado também pode ser usado para adubação, é só deixar no sol para secar.

Sublinhado rabiscado branco

Pronto! Compostagem é simples e ajuda a salvar o planeta, reduzindo a emissão de gás metano.  Bora compostar?

TEXTO E VÍDEOS: MARIA EDUARDA CAMBRAIA

CRIAÇÃO: ANA GABRIELA SALES

TRILHA SONORA:  LAZY WALK - CHEEL AUDIO LIBRARY YOUTUBE

IMAGENS: PIXABAY