os golpes mais comuns para roubo de dados

Foto: unsplash

Dicas para você aprender a se proteger de fraudes

Todo dia um golpe novo e os mais incautos caem. Alguns se repetem, outros se reinventam, mas o fim é sempre o mesmo: conseguir os dados da vítima.

Foto: unsplash

Separamos dicas sobre alguns dos principais golpes aplicados por meios digitais ou eletrônicos.

Foto: unsplash

Seta

Um falso funcionário do banco liga e diz que seu cartão foi fraudado, pede senha e que destrua o cartão sem danificar o chip. O cartão é recolhido por um motoboy da gang.

O falso motoboy

gif: tenor

Um farsante liga e diz que sua conta foi invadida. Pede dados pessoais e financeiros. Diz para você ligar na Central para confirmar, e o golpe se concretiza.

A falsa central de atendimento

gif: tenor

Ligam para a vítima e se dizem funcionários de empresas ou de serviços, pedem o código de SMS para confirmação do cadastro. Ao entregar, você libera acesso ao WhatsApp.

O WhatsApp clonado

Foto: unsplash

Caso receba uma ligação deste tipo, desligue e ligue para o seu banco usando um outro aparelho, pois o seu pode estar conectado ao fraudador.

Foto: unsplash

Proteja seu WhatsApp com dupla identificação para ativar.

Foto: unsplash

Quando você paga uma conta, os golpistas prestam atenção quando você digita a senha. Trocam o cartão na hora de entregar, e passam a usar o seu.

Troca de cartão

Foto: unsplash

A isca é um link, com ofertas maravilhosas, que você clica e entra no mundo dos horrores, depois de fornecer CPF, conta, cartões e senhas.

Link falso

Foto: unsplash

Desconfie sempre de mensagens que você não pediu ou de ofertas muito tentadoras. Observe o e-mail do remetente e veja se é compatível. Na dúvida, não clique.

gif: tenor

Texto:  Lourdes Nassif Criação: Cintia Alves Imagens e gifs: Unsplash e Tenor