Título de Eleitor

Saiba como transferir ou regularizar seu título de eleitor

por lourdes nassif

Ano eleitoral é aquela correria para deixar o Título de Eleitor no ponto.  Alguns estão em cidade diversa, outros não votaram e não se explicaram, outros ainda acabaram de adquirir o seu direito ao Título.

Em 2022, o prazo para tirar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor é 4 de maio. E essa data não muda muito em outros anos de eleições.

Jovens de 16 ou 17 anos podem tirar o Título de Eleitor, mas o prazo é até 2 de fevereiro. Para as outras providências, inclusive tirar Título para quem completou 18 anos, é no dia 4 de maio.

Eleitores com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida podem transferir o local de votação entre 18 de julho e 18 de agosto, no cartório eleitoral.

Entre os dias 5 de julho e 3 de agosto, os juízes eleitorais vão definir os eleitores que serão mesários.

Aqueles que não votaram terão até 1º de dezembro para justificar a ausência no primeiro turno e 9 de janeiro, no segundo turno. Pode ser feito nos canais online do TSE ou no cartório eleitoral.

Perdeu o Título? No dia da votação, use documentos oficiais com foto: e-Título, RG, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho e CNH.

Está viajando ou fora do seu domicílio eleitoral? O voto em trânsito é permitido e o eleitor deverá indicar em qual município estará no dia do pleito com até dois meses de antecedência.

Quem estiverem fora do Estado pode votar para presidente da República. Quem estiver apenas fora do município, pode votar para deputado e senador, mas não para prefeito ou vereador, por exemplo.

Antes da pandemia estava em curso o cadastro biométrico. A identificação biométrica foi suspensa, mas os que conseguiram cadastrar poderão utilizar, caso esteja à disposição na seção eleitoral.

Texto: Lourdes Nassif Criação:  Isabella Galvão Imagens e gifs: Pixabay/TSE/Tenor