A Copa do Mundo de 2022 guarda características únicas na história do torneio. Confira

Por Johnny Negreiros

Curiosidades da 

copa no catar

Disputada no Catar, será a primeira vez que o Oriente Médio receberá a Copa do Mundo. Tradicionalmente, o torneio acontece na Europa ou na América do Sul.

Ao invés dos jogos serem no meio do ano, após o fim da temporada europeia, a Copa vai se estender de novembro a dezembro.

A mudança rolou porque o verão no Catar é insano: as temperaturas podem chegar a 50º C! Aliás, alguns estádios possuem até climatização própria, como o Khalifa Stadium.

Porém, há muita controvérsia sobre a construção das arenas. Em 2013, o jornal britânico The Guardian revelou condições péssimas de trabalho dos operários envolvidos: “escravidão moderna”.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 50 pessoas morreram na construção dos estádios e outras 37.600 sofreram lesões leves e moderadas, entre 2014 e 2020.

As suspeitas não param por aí. De acordo com o veículo inglês The Sunday Times, o Catar subornou a FIFA, organizadora do torneio, em R$ 3,8 bilhões, para sediar a Copa.

Por outro lado, a Copa no Catar contará com a presença inédita de mulheres na arbitragem. Serão 3 juízas e 3 assistentes, dos 36 profissionais escalados..

O mascote oficial está escolhido. Esse é La'eeb (tradução para jogador habilidoso). Ele foi inspirado nos lenços usados pelos árabes. Aprovado?

A Copa do Mundo 2022 acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Será que o Brasil finalmente conquistará o Hexa? A Seleção estreia contra a Sérvia, no dia 24 de novembro.

ATIVE O SOM

Texto e criação: Johnny Negreiros Imagens e Gifs: Unsplash, Tenor, Reprodução/Facebook, Divulgação/FIFA, Divulgação/CBF, Reuters Música:  Hayya Hayya (Better Together) | FIFA World Cup 2022™ Official Soundtrack

ATIVE O SOM