Por Gabriela Lodi

Entenda o significado de gaslighting, mansplaining, ghosting, manterrupting, body-shaming e stealthing

Dicionário Antimachista

São termos  que geralmente não são traduzidos para o português mas têm ganhado espaço no vocabulário brasileiro em discussões sobre comportamentos machistas.

O que são?

Mansplaining é quando um homem explica algo para uma mulher sem considerar que ela já entende sobre o assunto, a subestimando e a inferiorizando intelectualmente. Do inglês man (homem)  e explaining  (explicar).

Mansplaining

Body-shaming significa vergonha do corpo. O termo é utilizado para descrever o comportamento de discriminar, julgar ou humilhar o corpo e a aparência alheia e pode englobar magreza, obesidade, altura, gênero, cor da pele, entre outros.

body-shaming

O manterrupting é um termo utilizado quando um homem interrompe desnecessariamente  uma mulher tentando mostrar que seu raciocínio é equivocado. Do inglês man (homem) e interrupting (interrupção)

Manterrupting

O termo descreve o ato de um homem retirar o preservativo durante a relação sexual sem o consentimento da parceira.

stealthing

A prática pode caracterizar crime de violação sexual mediante fraude, conforme descrito no artigo 215 do Código Penal. A pena é de reclusão, de 2 a 6 anos.

Se refere a uma tipo de abuso psicológico no qual o abusador distorce situações, fazendo com que a vítima acredite que foi responsável pelos fatos e duvide da própria memória. Se fosse traduzido significaria manipulação.

gaslighting

Frases como “você está louca” e “você está exagerando” são comuns na prática do gaslighting.O termo surgiu em 1938 na peça teatral “Gas Light”, em um homem manipulava a esposa para fazê-la acreditar que ela estava perdendo a razão.

O ghosting é o termo utilizado quando duas pessoas se relacionam e uma delas desaparece misteriosamente da vida da outra, sem explicar o motivo do sumiço. Ato muito comum no mundo virtual.

ghosting

Texto e criação:  Gabriella Lodi Imagens:   Pexels, Tenor, Coverr, Unsplash