o cinema documental de guta ramos

Confira cinco documentários que ajudam a compreender o Brasil profundo, através dos bastidores da Política e Judiciário

Por Johnny Negreiros

ATIVE O SOM

Maria Augusta Ramos é uma cineasta brasileira. Ela já dirigiu vários filmes de curta e longa-metragem, séries de TV e documentários. Coleciona premiações nacionais e internacionais.

Desde 2019, Guta Ramos trabalha no documentário AMIGO SECRETO, que mostra fatos que mudaram os rumos da Lava Jato. O filme estreou em junho de 2022 nos cinemas.

O cinema de Guta Ramos ajuda a compreender a desigualdade sistêmica e as disputas políticas que abalaram a democracia na última década.

Aqui vai uma lista com cinco filmes de Guta Ramos, todos na Netflix, para maratonar.

Arrow

O PROCESSO (2018) mostra o trabalho de defesa e os bastidores do do impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016. Duração: 2h20 min.

FUTURO JUNHO (2015) filme retrata a realização da Copa do Mundo no Brasil, alvo de protestos de massa. A narrativa atravessa a história de quatro paulistas. Duração: 1h40 min.

MORRO DOS PRAZERES (2013) mostra a rotina de numa comunidade do Rio de Janeiro após a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Duração: 1h30 min.

JUÍZO (2007) mostra o tratamento dado a menores infratores em institutos de reclusão e tribunais, expondo a desigualdade social. Duração: 1h30 min.

JUSTIÇA (2004) mostra como funciona o sistema penal, trazendo o dia a dia de promotores, juízes, réus e demais personagens. Duração: 1h46 min.

E aí? Qual deles você vai ver primeiro? Ah! Tem entrevista exclusiva com a Guta Ramos em nosso canal. Arrasta para assistir!

Texto e criação:  Johnny Negreiros Supervisão: Cintia Alves Trilha sonora: Trilha sonora: Till I Let Go (NEFFEX) Imagens: A Criatura, Carta Capital, Canal Cabine de Cinema, Divulgação, Tenor