O que é e por que ainda precisamos lutar contra

FRACKING

Por Lourdes Nassif

Fracking é uma técnica que, através de perfurações no solo, extrai o gás de xisto - um tipo de gás natural encontrado dentro de uma rocha chamada "xisto argiloso".

Foto: iStock

O gás de xisto é usado principalmente para o aquecimento de casas, geração de eletricidade, aplicações na indústria e veículos, entre outros.

Foto: GettyImages

Para sua extração, é instalada uma tubulação e, por ali, injeta-se grande quantidade de água com solventes químicos - alguns com potencial cancerígeno.

Foto: Bloomberg

A grande pressão provoca explosões, fragmentando a rocha de xisto. E o que acontece com tudo que está ao redor?

Foto: GettyImages

Contaminação da água pelos produtos químicos. Essa água é inadequada até mesmo após tratamento, mas ela volta ao ciclo de consumo poluindo aquíferos.

Foto: GettyImages

Os moradores próximos às áreas de fracking padecem também dos efeitos da poluição do ar: tosse, falta de ar e respiração ofegante.

Foto: Greenpeace

Os poços de fracking liberam no ar compostos perigosos como benzeno, etil benzeno e tolueno - químicos associados problemas neurológicos, câncer e outras doenças.

Foto: Mose Buchele

Fracking também produz metano, um gás de efeito estufa 100 vezes maior em calor absorvente do que o dióxido de carbono.

Foto: David McNew

Estudos comprovam que há mais chances de ocorrer terremotos em áreas de fracking por causa do fraturamento da rocha.

Mulheres em áreas de fracking têm 40% mais chance de ter um bebê prematuro e um risco de 30% de desenvolverem gravidez de risco.

Houve um aumento considerável na taxa de mortalidade infantil em zonas de fracking. Bebês nascidos nessas regiões têm 28% mais chances de morrer no primeiro mês.

A exposição prolongada à poluição sonora contribui para anormalidades endócrinas e diabetes, doenças cardíacas, estresse e depressão, e tem sido associada a dificuldades de aprendizagem em crianças.

O uso do fracking tem aumentado muito nos últimos anos, mas as pesquisas sobre a segurança e para a saúde humana e o meio ambiente não acompanham o ritmo.

A Argentina está entre os países que exploram xisto por fracking em larga escala. Na região de extração, a produção de maçãs foi comprometida e o número de terremotos subiu assustadoramente.

No Brasil, a coalizão "Não Fracking Brasil" e o Instituto Internacional Arayara, em uma longa jornada de lutas, conseguiram que a prática fosse proibida em vários estados.

Foto: Divulgação

Agora é lutar para a criação de uma lei federal proibindo a prática em todo o país.

Foto: Paul Alain Hunt

Fotos e Gifs: Mose Buchele (State Impact), Lee Stone (Greenpeace), David Mcnew (Getty Images), Bloomberg, Não Fracking Brasil, Unsplash, Tenor

Roteiro: Lourdes Nassif Criação: Cintia Alves

Folha verde