5 jingles eleitorais que fizeram história

Foto: Nacho Carretero Molero/Unsplash

Por Isabella Galvão

Bota o retrato do velho outra vez Bota no mesmo lugar Bota o retrato do velho outra vez Bota no mesmo lugar O sorriso do velhinho Faz a gente trabalhar…

1 - Retrato  do Velho

ATIVE O SOM

O "Retrato do Velho", de Haroldo Lobo e Marino Pinto, foi o primeiro jingle usado com fim eleitoral.  Ele foi criado para comemorar a vitória de Getúlio Vargas nas eleições de 1950.

ATIVE O SOM

2 - varre, varre vassourinha

Varre, varre, varre, varre Varre, varre, vassourinha Varre, varre a bandalheira Que o povo já está cansado De sofrer dessa maneira…

ATIVE O SOM

ATIVE O SOM

A vassourinha foi o símbolo da campanha de Jânio Quadros, em 1960, para enfatizar sua promessa de acabar com a corrupção. O jingle é de Maugeri Neto e Fernando Azevedo de Almeida.

3 - ei, ei, ei eymael

Ei, ei, Eymael Um democrata cristão Pra presidente é 27 O nome é Eymael Pela família e pela nação…

ATIVE O SOM

O jingle de Eymael marcou sua candidatura para prefeito de São Paulo, em 1985. Ele nunca foi eleito, mas repetiu o famoso "Ei, Ei, Ei, Eymael" em todas as suas candidaturas.

ATIVE O SOM

4 - Sem medo de ser feliz (lula lá)

Lula lá, brilha uma estrela Lula lá, cresce a esperança Lula lá, o Brasil criança Na alegria de se abraçar…

ATIVE O SOM

De Hilton Acioli e Paulo de Tarso, o "Lula Lá" é de 1989, primeira eleição direta após o fim da ditadura. O sucesso atravessou décadas e, em 2022, pode virar "Lula já".

ATIVE O SOM

5 - lá, lá, lá, lá, lá brizola

Lá, lá, lá, lá, lá Brizola Lá, lá, lá, lá, lá Brizola O voto pro Brizola Só pode nos trazer Um tempo bem melhor pra se viver…

ATIVE O SOM

ATIVE O SOM

Composto para a eleição de 1989, foi essencial para Brizola por conta do pouco tempo de horário eleitoral. O jingle fez seu papel, deixando o nome do candidato na cabeça e boca do povo.

Texto e criação Isabella Galvão Imagens e gifs Tenor, Acervo CSBH, Arquivo Nacional, Instituto Lula, PDT