lourdes nassif

Juro de cartão de crédito, o grande vilão do endividamento

Responsável pelo maior juro do mercado, o cartão de crédito responde por grande parte das dívidas dos consumidores. Ou seja, é o vilão maior!

O rotativo é a linha de crédito pré-aprovada no cartão.  E é aí que mora o perigo!

Você faz uma compra e não consegue pagar a fatura integral no vencimento. Daí faz o pagamento mínimo e o restante da dívida começa a crescer, quando o cartão cobra a taxa de juro.

Se você não tem dinheiro para quitar a dívida em 30 dias, a situação se complica, vira uma bola de neve e se torna impagável.

Eis algumas dicas para você não cair nessa armadilha...

Nunca caia na tentação de fazer somente o pagamento mínimo da fatura, pois a taxa de juro te torna um escravo do cartão.

1

Se cair nessa fria, procure fazer um empréstimo para quitar o cartão, sai mais barato e tem fim. Por vezes, a taxa de juro cobrada em um mês de cartão, pode ser encontrada em um ano de empréstimo.

2

3

Quem define o limite de seu cartão de crédito é o seu orçamento, não o banco. Mantenha seus gastos com cartão em até 30% de sua renda, assim não cairá na inadimplência.

4

Ao abraçar um cartão veja se não está sendo vítima de anuidades caras demais, que tornam o benefício bem menor no cômputo geral.

Negocie sempre a anuidade do seu cartão, bem como outras taxas, com o gerente do banco. Use o cartão a seu favor.

5

Use com moderação e aproveite os benefícios da ferramenta, como programas de fidelidade, descontos em redes parceiras e outras opções para economizar.

6

6

A taxa de juro do cartão de crédito no Brasil é a maior do mundo. Tenha isso sempre em mente. Cartão pode facilitar sua vida, mas o descontrole traz dívidas quase impagáveis.

7