Conheça mais sobre a doença que acomete 1 em cada 10 mulheres no Brasil - inclusive a cantora Anitta

Por Gabriella Lodi

endometriose

o que É

Endometriose é uma doença inflamatória crônica provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal.

O endométrio é um tecido que reveste a cavidade do útero e funciona como se fosse uma cola em outros órgãos da mulher.

Assim, toda vez que a mulher menstrua, esses focos de endometriose descamam, virando dor. Eles podem grudar no intestino, na parede vaginal, na bexiga, ou até obstruir as tubas uterinas.

SINTOMAS

– Cólica menstrual (com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar mulheres de exercerem atividades habituais); – Dor durante relações sexuais...

– Dor ou sangramento intestinais e urinários durante a menstruação; – Dificuldade de engravidar; – Infertilidade.

DIAGNÓSTICO

As consultas com ginecologista precisam ser regulares. Há exames para diagnóstico, como laparoscopia, ultrassom endovaginal, ressonância magnética, marcador tumoral CA-125 ou biópsia.

TRATAMENTO

A endometriose regride com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos.

Mulheres mais jovens podem suspender a menstruação com as pílula anticoncepcional sem intervalos e os análogos do GnRH - porém eles podem provocar efeitos colaterais.

Lesões maiores de endometriose devem ser retiradas cirurgicamente. Outra alternativa é a remoção dos ovários e do útero após a gravidez (caso deseje).

FIQUE ATENTA!

Não pense que a cólica menstrual é um sintoma natural na vida da mulher. Busque ginecologista e descreva o que sente para orientação do tratamento.

Faça os exames para diagnóstico e inicie o tratamento em seguida, pois se trata de doença que interfere na reprodução e qualidade de vida.

Lembre que a endometriose está entre as possíveis causas da dificuldade para engravidar, mas a fertilidade pode ser restabelecida com tratamento adequado.

CASO ANITTA

A cantora Anitta revelou nas redes sociais que tem endometriose e passará por cirurgia. Foram 9 anos em busca de uma resposta para as intensas dores que sentia.

Além da Anitta, outras famosas também relataram diagnóstico da doença, como Larissa Manoela, Patrícia Poeta, Isabella Santoni, Tatá Werneck e Gio Ewbank.

Segundo o Ministério da Saúde, 1 em cada 10 brasileiras tem endometriose

Texto e criação: Gabriella Lodi Supervisão: Cintia Alves Imagens: iStock, Reprodução/Record TV, Getty Images, Shutterstock, Unsplash, PeopleImages, Tenor