Para começar a entender a diferença entre as nomenclaturas, é importante compreender termos básicos, como identidade e expressão de gênero.
Identidade de gênero é a forma como uma pessoa se enxerga, seja mulher, homem ou outra denominação. A identidade pode ou não estar descolada do sexo atribuído biológico, e não tem ligação com a orientação sexual.
Cisgênero é o termo atribuído às pessoas cujo sexo biológico está de acordo com o gênero com o qual elas se identificam. Caso esteja em desacordo, o termo apropriado é transgênero.
Quando falamos de expressão de gênero, estamos nos referindo a uma expressão de aparência, que pode concordar ou não com o gênero.
Agora que você já entendeu a diferença entre identidade e expressão de gênero, vamos ao nosso guia prático.
Termo é usado para se referir às pessoas que se identificam com o sexo oposto ao de nascimento.
Transgênero
Um homem transgênero é uma pessoa que foi identificada como mulher no nascimento, mas que passou a se reconhecer como homem. Uma mulher transgênero é o contrário.
Travesti é uma identidade de gênero exclusivamente feminina. Não necessariamente se consideram mulheres. É uma questão de identificação.
Travesti
É uma forma de arte, uma performance artística com simbologia feminina. Qualquer pessoa pode ser Drag Queen. Não é identidade de gênero.
Drag Queen
Pessoa que não se identifica com a binariedade de gênero, pode se identificar com homem, mulher, nenhum dos dois, ambos, ou fluir entre eles.
Não-binário
Outro termo importante é disforia de gênero, um transtorno psicológico. Ela acontece quando uma pessoa entra em conflito com o próprio corpo por não estar de acordo com sua identidade de gênero.
É fundamental compreender todos esses termos - e respeitá-los - principalmente no país que mais mata pessoas trans no mundo.
Texto e criaçãoIsabella GalvãoImagens e gifsTenor, Pixabay