Por Lourdes Nassif

O QUE É

WISH-CYCLING

Wish-cycling, que é o desejo de reciclagem, significa contaminação do lixo reciclável, e é grave.

É quando se mistura nas lixeiras de reciclagens embalagens e produtos que não podem ser reciclados.

Por exemplo: descartar marmitas de isopor sujas no lixo reciclável contamina o tratamento e tem efeito negativo nos programas de reciclagem.

Outros exemplos de wish-cycling: sacolas plásticas, embalagens de marmitas, caixas de pizza e canudos.

Mesmo que o descarte tenha sido feito com boas intenções, acaba atrapalhando a reciclagem. Produtos de contaminação podem acabar com todo um lote já processado.

É preciso prestar atenção no descartado. Primeiro, fazer a separação do lixo. Na dúvida, pesquise o que pode ser reciclado.

Veja a seguir o que pode e o que não pode ser reciclado.

No caso de papeis, recicla-se os de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa-vida, livros.

Em papeis não se recicla papel carbono, papel vegetal, termofax, papeis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas.

Na família dos plásticos é possível reciclar sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, PET, canos e tubos, plásticos em geral.

Em plásticos, estão fora da reciclagem os plásticos termofixos (usados na indústria eletro-eletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos), isopor.

É possível reciclar garrafas de bebidas de vidro, frascos em geral, potes de produtos alimentícios e copos.

De vidro, não se recicla espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e computadores.

O ideal é embalar e descartar esse material em locais que encaminhem para a descontaminação.

Em alumínio, recicla-se latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados, folha-de-flandres.

Por outro lado, não se recicla clips, grampos, esponja de aço, tachinhas, pregos e canos.

Reciclar é um ato cidadão e precisamos espalhar essa ideia. Mas a ideia correta!

Roteiro: Lourdes Nassif Criação: Cintia Alves e Isabella Galvão Imagens e gifs:  Tenor