os benefícios da maconha medicinal

Conheça vantagens que a maconha medicinal pode proporcionar à saúde

Por Johnny Negreiros

ATIVE O SOM

A cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, é formada por substâncias que causam sensação de relaxamento e bem-estar.

Por causa disso, é bastante comum o uso recreativo da maconha, sem objetivos medicinais.

Apesar de ainda ser um tabu, a maconha medicinal tem vários benefícios terapêuticos comprovados cientificamente.

Graças à substância ativa CBD, a cannabis pode ser utilizada em tratamento para doenças severas, como depressão, epilepsia, ansiedade, esclerose múltipla, Alzheimer e Parkinson.

Como os tratamentos convencionais contra essas doenças costumam ser caros, a maconha medicinal se torna uma opção. Para pessoas com poucas condições, ela pode ser vital.

Vale lembrar que o CBD, apesar de semelhante ao THC, é uma substância que tem menos efeitos colaterais e não causa a popular “brisa”, pela qual é conhecida a THC.

A cannabis também pode auxiliar na falta de apetite, inflamação, além de ajudar a memória, o humor, o combate ao estresse, entre outros.

No Brasil, em 2022, o Superior Tribunal de Justiça concedeu salvo-conduto para o cultivo da maconha medicinal - um marco histórico para o País.

Isso não significa que o uso desregulado da maconha não tem impacto. A substância pode causar dificuldades de concentração, taquicardia, hipertensão arterial…

Porém, a maconha medicinal tem inúmeros benefícios. E o mais importante: pode salvar vidas.

Texto e criação: Johnny Negreiros Supervisão: Cintia Alves Imagens: Agência Brasil, Tenor, Unsplash Música: Stayin' Lazy - Godmode