Categories: Brasilianas.org

Presidenta Dilma inaugura o Teleférico do Alemão

Rio – A presidenta Dilma Rousseff inaugurou nesta quinta-feira o Teleférico do Alemão. Acompanhada de Sérgio Cabral e Eduardo Paes, ela embarcou em uma gôndola na estação de Bonsucesso. Em seguida, passou na Estação do Alemão, onde visitou uma agência dos Correios e um quiosque do INSS. A próxima parada é no Morro do Adeus, onde haverá a cerimônia. Cerca de 100 populares aguardaram a chegada de Dilma no morro.
 
O público vai ter que esperar até segunda-feira, quando o serviço começa a funcionar ainda em horários especiais para adaptação. Nos dois primeiros meses, o embarque deverá ser gratuito.

Serão três fases antes do funcionamento padrão. No primeiro mês, serão dois turnos (9h às 11h e 14h às 16h) de segunda a sexta. No mês seguinte, cada turno ganha mais 1 hora: de 9h às 12h e de 14h às 17h. “Nesse período, o acesso será gratuito para toda a população”, ressaltou Carlos José Cunha, presidente da SuperVia, responsável pela operação e manutenção.

Em setembro, o sistema passa a funcionar das 8h às 18h. Só em outubro, o horário será definitivo: de 6h às 23h. A partir dessa data, moradores do Alemão cadastrados terão duas gratuidades e usuário de trens terão um embarque gratuito. Em outros casos, a tarifa será R$ 1 por embarque. O serviço poderá ser estendido para os fins de semana, e o vice-governador Luiz Fernando Pezão disse que o governo estuda ampliar o teleférico para mais 2 estações: na Igreja da Penha e nas proximidades do Engenhão — provavelmente na estação de trem de Del Castilho.

Centros de inclusão

O vice-governador Luiz Fernando Pezão lembrou que as estações são centros de inclusão, onde diversos serviços estarão à disposição dos moradores. Haverá posto de atendimento do INSS, agência dos Correios, além de caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Foram 6 meses de treinamento para os profissionais que vão trabalhar nas estações do teleférico do complexo. Por ter um sistema contínuo — as gôndolas não param — é necessário atendimento especial a portadores de necessidades especiais no embarque. Turistas poderão pagar R$ 10 para embarcar e desembarcar em todas as estações e ainda ficar com o bilhete de recordação.

Redação

Redação

Published by
Redação

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

13 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

14 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

14 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

15 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

16 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

18 horas ago