Hoje tem aula pública sobre Direito e Democracia em frente ao TRF4

Jornal GGN – Hoje, terça-feira, dia 19 de dezembro, às 12 horas, em frente ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) a Frente Brasil Popular promove aula pública sobre Direito e Democracia. O TRF4 fica no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. A aula tem presença confirmada de Carol Proner (Frente de Juristas pela Democracia), Gisele Cittadino (Frente Brasil de Juristas pela Democracia) e de José Carlos Moreira (Frente Brasil de Juristas pela Democracia/RS). Márcia tiburi, porfessora de Filosofia, foi convidada para a aula, porém ainda não há confirmação.

No mesmo local, em 24 de janeiro, ocorrerá o julgamento do recurso de Lula contra a sentença de condenação de Sergio Moro, juiz de piso. o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, acredita que a antecipação do julgamento de Lula está relacionada com a votação da reforma da Previdência, que ocorrerá em 19 de fevereiro. A aula pública, segundo Nespolo, será uma forma de refletir sobre o direito e democracia, fundamental neste momento que vivemos, quando velhas elites tramam uma nova etapa do golpe, que começou com o impeachment sem crime de Dilma Rousseff e a aplicação de um projeto derrotado nas urnas.
Além disso, o momento é ideal, pois que as reformas neoliberais são aprovadas contra o povo, a Constituição é desrespeitada todo dia, saúde e educação têm verbas cortadas, direitos sociais vão pelo ralo e, é claro, a entrega do patrimônio público vendido na bacia das almas.
Segundo o dirigente da CUT, a terceira etapa está ligada ao impedimento de Lula em ser candidato do povo nas próximas eleições.  “O momento exige um debate sério e consistente sobre que tipo de sociedade queremos no Brasil: uma sociedade que impõe reformas à população para manter privilégios de uma elite parasita que se apropria da renda e que trata os direitos e o estado como um balcão de negócios, como estamos vendo acontecer no Congresso Nacional, ou uma sociedade verdadeiramente democrática, inclusiva, onde todos tenham voz e vez e onde é o cidadão e a cidadã que define quem será o seu presidente da República”, diz Nespolo.
A aula pública irá abordar e questionar a postura de setores do Judiciário, que têm se posicionado a favor do golpe e contra os movimentos sociais, se apequenando e deixando de defender uma sociedade com menos desigualdade e injustiça. “Estes setores em conluio com as elites plantam a desesperança quanto à possibilidade de se fazer justiça e ferem de morte o conceito de Estado Democrático de Direito, duramente construído num país que viveu mais de 20 anos sob uma ditadura”, completa Nespolo.
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • O mundo todo vê isso!
    Quem

    O mundo todo vê isso!

    Quem não compreende, paciência...

    Quem acha que está certo, está lucrando com o golpe!

    Democracia e justiça, são outra coisa!

    O que eles estão fazendo é chulo!

    Uma mancha para o judiciário brasileira!

    São uns irresponsáveis, escondidos atrás da justiça,

    e ganhando muito bem - com certeza acima do teto!

  • Ensinar Direito aos magistrados que fazem politica

    Eis ai um ato concreto. Precisamos de manifestos como esse em todo o Pais. Quanto mais manifestos mais chamamos a atenção da sociedade para o problema do ativismo do judiciario e o Estado de não Direito em que estamos. 

  • Preparando o terreno

    Dia 24 de janeiro é dia de festa cívica em Porto Alegre.

    Todos convidados.

    Vossa presença é alegria de todos.

Recent Posts

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

19 minutos ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

25 minutos ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

29 minutos ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

48 minutos ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

1 hora ago

Concessão de terras e combate ao MST foram fake news do Bolsonaro

Ceres Hadich conta à TVGGN que concessão de 420 mil terrenos foi apenas um contrato…

1 hora ago