Ranking lista as cidades com a maior renda média do país

Jornal GGN – Estudo divulgado nesta terça (1º) mostra que, entre os 20 municípios brasileiros com a maior renda média domiciliar do Brasil, 14 estão na região Sudeste. Na liderança, aparece a cidade de Santana do Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo, seguida por São Caetano do Sul, também na Grande são Paulo, e por Niterói (RJ).

O ranking, elaborado pela Geofusion, uma empresa especializada em inteligência geográfica, também tem cinco municípios da região Sul e a capital federal, Brasília. Não há cidades do Norte e Nordeste na lista.

São Paulo é o estado com mais municípios no ranking, com nove cidades. Da região Sul, destacam-se as cidades de  Rio Fortuna (SC), em 11° lugar, e Guabiju (RS), na 20ª posição, que tem menos de 5 mil habitantes e uma economia baseada na agropecuária familiar.

Entre as capitais, Vitória (ES) é a primeira da lista, no 5º lugar geral, seguida por Brasília (6ª),  São Paulo (10ª), Rio de Janeiro (12ª), Florianópolis (13ª), Belo Horizonte (14ª), Porto Alegre (16ª) e Curitiba (17ª).

Veja aqui o ranking dos municípios por região

Redação

Redação

View Comments

  • ranking....

    "Estatistica é a arte de torturar os números até que confessem o que se quer deles". Santana de Parnaiba, deveria ser uma cidade preservada como são as cidades históricas da Colombia ou Peru (mas independente da nossa arrogância, não temos nem o nível destes países). Mas é bem preservado seu centro histórico. Sua alta renda se deve ao condomínio do outro lado do rio Tiete, que começou na década de 1970 a partir da rod. Castelo Branco em Barueri e hoje já alcança a divisa com Pirapora do Bom Jesus. Pena que ricos e pobres, tenham que conviver com a latrina a céu aberto que é o rio mais importante do estado ( a SOS Mata Atlântica não concordará. Dirá que com as expressivas e urgentes obras do gov. Alckmin, em pouco menos de 6.534.327.119 dias, 16 horas e 34 minutos, o rio estará totalmente limpo. Visitem Santana do Parnaiba e descubram que aquilo que você faz na sua casa, não desaparece como "passe de mágica" na privada. Vai fazer a alegria de narizes menos sensíveis na maior renda média do país.  

  • Esse tipo de estatística

    Esse tipo de estatística reforça na cabeça dos integrantes das classes mais altas uma falsa imagem do Brasil. Esses municípios são exceções, não representam o Brasil. Somos um país pouco desenvolvido, onde a maioria do povo é explorada em benefício de uma minoria. 

    Dois terços da população brasileira ganha até dois salários mínimos (Estatística IBGE-link abaixo). É a força de trabalho desse povo que produz a riqueza do país, que sustenta o capitalismo, que paga o salário das classes superiores e que alimenta a fortuna das elites. Mas essas pessoas, embora via de regra conformados e felizes, têm uma vida sacrificada. Estão sempre com um pé no desemprego, dificilmente conseguem ter casa própria, tampouco fazer um "pé de meia" para tempos difíceis, bem como não têm acesso às modernidades e conforto disponíveis hoje em dia.

    Por outro lado, os coxinhas representam menos que 10% do povo brasileiro. Mas acham que são eles que representam o Brasil. Acham que são eles que os estrangeiros enxergam, quando pensam no Brasil. Triste ilusão. Quando pensam no Brasil, os estrangeiros enxergam os mais de 80% que não recebem o suficiente para terem uma vida digna. Para os estrangeiros, o Brasil, apesar de bem menor, não é muito diferente da Índia.

    É essa falsa imagem do Brasil a responsável pela maioria dos coxinhas serem tão egoístas e tão avessos às políticas sociais. Eles acham que são maioria e que os pobres não progridem não por falta de oportunidades, mas por falta de esforço e dedicação.   

    Tabela IBGE de rendimento dos brasileiros

    Fonte http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2012/12/19/ibge-72-dos-brasileiros-ganhavam-ate-2-salarios-minimos-em-2010.htm

    Sem rendimentos............................6,6% acumulado....6,6%

    Até meio salário mínimo.................8,1%.........."..........14,7%

    Entre meio e 1 salário mínimo.......24,5%........."..........39,2%

    De 1 a 2 salários mínimos..............32,7%........."..........71,9%

    De 2 a 3 salários mínimos..............10,6%........."..........82,5%

    De 3 a 5 salários mínimos................8,3%........."..........90,8%

    De 5 a 10 salários mínimos..............6,1%........."..........96,9%

    De 10 a 20 salários mínimos............2,2%........."..........99,1%

    Mais de 20 salários mínimos...........0,9%.........".........100,0%

     

Recent Posts

O campeonato brasileiro deve parar?, por Ricardo Mezavila

Seria mais inteligente e útil, aproveitar o público dos estádios para arrecadar doações e também…

17 minutos ago

Os maiores responsáveis pelo aquecimento global vão pagar pelos estragos?, por Felipe Costa

Não parece exagero dizer que, além da indústria bélica, outro grande inimigo da humanidade são…

1 hora ago

Fiocruz cria sistema para coletar dados e embasar decisões políticas no RS

Composto por mapas interativos, o sistema indica os estabelecimentos de saúde nas regiões inundadas após…

1 hora ago

Lavouras inundadas no Rio Grande do Sul trazem danos ainda incertos

As colheitas de 14%, 22% até 70% de algumas lavouras se perderam. E alagamentos e…

2 horas ago

Tragédia no RS: Brasil vive “nova pandemia de desinformação” que visa descreditar o Estado, diz especialista

Fake news não é ação aleatória e tem forte viés eleitoral, com vistas a retomar…

2 horas ago

Brasil ultrapassa 2,5 mil mortes por dengue só este ano

Série histórica do Ministério da Saúde mostra que 2024 se tornou o período mais letal…

4 horas ago