Pedido da PROTESTE foi atendido, Dilma vetou aumento do limite do crédito consignado de 30% para 40%

Por PROTESTE Associação de Consumidores
A presidente Dilma Rousseff vetou na última quinta-feira (22), o aumento do limite de empréstimo consignado de 30% para 40% da renda do trabalhador. A PROTESTE Associação de Consumidores havia enviado ofício à presidente pedindo o veto porque a medida estimularia o endividamento, que já se encontra em patamares elevadíssimos no país.
“Num período em que a economia está praticamente estagnada e há ameaça de aumento do desemprego, iniciativas como esta elevam o risco de crescimento das dívidas das famílias”, alerta Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.
Ao sancionar a Lei nº 13.126, decorrente da aprovação da Medida Provisória 661, a presidente argumentou que “sem a introdução de contrapartidas que ampliassem a proteção ao tomador do empréstimo, a medida proposta poderia acarretar um comprometimento da renda das famílias para além do desejável e de maneira incompatível com os princípios da atividade econômica”.
“A proposta levaria, ainda, à elevação do endividamento e poderia resultar na ampliação da inadimplência, prejudicando as próprias famílias e dificultando o esforço atual de controle da inflação”, segundo publicado no Diário Oficial da União.
O crédito consignado é a modalidade de crédito favorita dos brasileiros pela baixa taxa de juros, pouca burocracia e prazos maiores para pagamento. O crédito é descontado direto do salário ou do benefício da previdência. Somados aos demais descontos em folha, há o risco de o trabalhador receber menos da metade do salário no fim do mês. Por isso, deve ser avaliado com muito critério antes de ser contratado.
Redação

Redação

View Comments

  • Deveriam proibir os juros

    Deveriam proibir os juros abusivos , isso sim que esta levando as pessoas ao endividamento , quando o aposentado não tem mais margem eles vão em busca do credito que desconta na conta corrente onde a taxa de juros passa de 15% ao mês , ficando sem receber pagamento pois eles chegam a comprometer mais 30% isso sim deveria de ser proibido , ao me ponto de vista esses bancos não passa de agiotas regularizados , sem contar com a taxa de juros do rotativo dos cartões de credito , se a pessoa se apertar em um mes não consegue mais pagar a fatura total pois os juros passa de 19% ao mês .

Recent Posts

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

1 hora ago

Brasil sobe 10 posições no ranking de liberdade de imprensa

Situação ainda é ‘problemática’, diz Repórteres Sem Fronteiras”; País chegou ao 82º lugar entre 180…

1 hora ago

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

2 horas ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

2 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

5 horas ago

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

15 horas ago