Correios fecharão 513 agências para “beneficiar o setor privado”

Foto: Agência Brasil
Jornal GGN – O Estadão divulgou neste sábado (5) que os Correios mantêm sob sigilo, desde fevereiro, a decisão de fechar 513 agências próprias e demitir ao menos 5,3 mil funcionários nos próximos meses. Há suspeita de que a medida visa beneficiar as agência do setor privado, que atuam nas proximidades das que serão fechadas e herdarão os serviços.
Segundo o jornal, essa suspeita está relacionada não só à proximidade entre as agências dos Correios e as franqueadas, mas também ao fato de que as unidades comprometidas têm “alto faturamento”, o que torna seu fechamento sem sentido.
Em Minas Gerais, por exemplo, 14 das 20 agências mais rentáveis devem ser fechadas. São Paulo vai perder 167 unidades.
De acordo com o ex-presidente dos Correios Guilherme Campos, o número de demissões pode ser até maior. “Vai depender da capacidade financeira da empresa para indenizar os trabalhadores”, divulgou o Estadão.
A estimativa é que o fechamento das 513 agência e as demissões gerem uma economia anual de R$ 190 milhões aos Correios.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Interessante as contas de

    Interessante as contas de chegar: renderá 190 milhões de reais de economia, mas, não diz quanto perderá de faturamento. Mas, é bem provável que aconteçam os fechamentos, pois, sabem as antas, as franqueadas são todas irregulares, já que não passaram por processo de licitação. Dizem "à boca pequena" que todos os franqueados seriam maçônicos, razão porque jamais os correios conseguiram fazer as licitações. Sobre o assunto, também, "ouçamos" o silêncio profundo do tcuzinho-de-lorotas. Ou seja, assunto mais sujo do que pau-de-galinheiro. País de merrecas é assim.

  • Os correios estão quebrados,

    Os correios estão quebrados, dizem seus diretores; mas as agencias mais lucrativas serão fechadas e seus clientes transferidos para ACFs - Agencia de Correios Franqueadas- Qual a lógica desse discurso?

     

    Esse discurso existe desde que eu era carteiro, em 1978. É ele que ampara a politica de arrpcho salarial, quebra do monopólio postal, ou melhor do filé mingnom da entregas nas grandes praças, deixando para o estado o osso das pequenas cidades e da periferia.

    É tambem o discurso de toda política de privatização de todas as empresas estataia.

    Quyais correios no mundo são lucrativos?

    Nos EUA, farol do mundo o USpost da prejuizo há decadas e não se fala em privatização. Na Alemanha os correios compraram a DHL , multinacional alemã da area de courrier.

    Mas, aqui no Brasil esse discurso privantizante para ganhar eficiencia e lucro é repetido a axaustão.

     

    • No Canadá também dá prejuízo.

      No Canadá também dá prejuízo. Se formos pesquisar, vai ter muitos outros exemplos.

      A China é uma das causadoras. Todos os dias, recebemos 200 mil encomendas, com frete pago na origem, ou seja, na China, em valores irrisórios. Pode ser, pela escala gigantesca, que o frete até cubra as despesas de envio. Mas todo o processo de recebimento, armazenamento, triagem, transporte e entrega dessas mercadorias no Brasil, os Correios fazem "de graça". Não tem como não dar prejuízo.

      Faça uma compra na China e peça frete pela DHL, UPS, Fedex ou TNT e veja a "pequena" diferença de valores.

  • Cheira a balão ...

    Cheira balão de ensaio , ver a repercução.

    Querem privatizar mas se não abrirem o mercado vai dar ruim.

    A questão é que o serviço está muito ruim.

  • Depois das privatizações

    Depois das privatizações onerosas do pessoal do bico grande,agora temos a doação dos serviços e equipamentos publicos pelo pessoal da mão grande.

    Logo,logo,pagaremos para que fiquem com nosso patrimônio.

  • Nos países desenvolvidos. . .

    Nos países desenvolvidos os Correios é considerado um bem essencial, bem como o fornecimento de água, rede de esgotos e eletricidade, por isso estão estatizando esses serviços, caso da Inglaterra. No Brasil se privatiza essss empresas e se acordar o espírito de FHC são capazes de fornecer recursos do BNDES para que o setor privado adquira os Correios. 

  • Essa história é antiga e

    Essa história é antiga e cheia de informações parciais, ou escamoteadas.

    O Correios não é monopolista em uma parte muito rentável dessa área de negócio: encomendas, pacotes, etc.

    Está caro usar os serviços do Correios para encomenda? Pode enviar pelas "concorrentes". 
    O que ocorre é que o Correios tem muito mais capilaridade do que as "concorrentes". Está, ou esteve, em todos os municípios brasileiros.

    O fechamento de agências localizadas no interior, pequenos aglomerados, deixará uma parte significativa da população sem serviços e que não serão incluídos nos contratos dos "novos donos", por não serem classificados como "serviço postal".

    O Correios, no nosso contexto, NÃO é para dar lucro, mesmo. Se formos olhar sobre esse ângulo utilitarista deveríamos fechar, ou privatizar o congresso nacional, a polícia federal, as forças armadas.

    O processo de privatização deu mais um passo. Primeiro foi a precarização, planejada, de seus serviços, agora a fechamento/venda de agências próprias. Tudo isso com o apoio da velha mídia, esparramando notícias sobre ineficiências pontuais do Correios.

    Tempos negros.

     

  • Pelo título, parece que as

    Pelo título, parece que as agências estão sendo fechadas por supostamente estarem beneficiando o setor privado e não que serão fechadas para esse fim

Recent Posts

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

36 minutos ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

58 minutos ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

1 hora ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

1 hora ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

1 hora ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

2 horas ago