Lojistas de shopping contestam propaladas altas de vendas do Natal

Jornal GGN – A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) não ficou nada satisfeita com a comemoração da Alshop, que reúne lojistas de shoppings. Com adesão dos globais e grande imprensa a Alshop afirmou que o comércio natalino no varejo de shoppings subiu 9,5%, com crescimento anual de vendas superior a 7,5%. As informações são da coluna Painel, da Folha.

Esta não foi bem a realidade dos pequenos varejistas de shoppings, que entendem esse número inflado como uma ‘manipulação com alguma segunda intenção’, conforme declaração de Tito Bessa Jr, presidente da Ablos e fundador da TNG.

Bessa planeja processar a Alshop e questionar a fonte de informação divulgada sobre o crescimento das vendas de Natal.

O presidente da Ablos aponta que, segundo pesquisa interna da associação, 70% das lojas tiveram desempenho pior ou igual a 2018 e 30% disseram que melhorou pouco. E esse pouco é em torno de 2% ou 1,5%, jamais 9,5%. O aumento pode ter sido pontual, entende Bessa Jr., ‘mas falar que o varejo cresceu 9,5% é uma mentira’, completa.

Outros lojistas confirmam os números apontados por Bessa Jr., como Ângelo Campos, da MOB, que afirma que vários lojistas apontaram quedas nas vendas, ou Fernando Kherlakian, da Khelf, que diz ter tido uma queda de 2% e ‘eles estão falando que o mercado em geral cresceu 9%’, disse e completa, ‘Não é real isso’.

O fundador da SideWalk, Tinho Azambuja, também não está satisfeito com esses números inflados e diz que logo no começo do ano enviará notificação extrajudicial pedindo explicações. ‘Eu quero saber de onde veio esse número totalmente irreal’, diz ele.

A Ablos foi fundada justamente para atender lojistas insatisfeitos com a representatividade no setor, com mais de 90 marcas satélites, aquelas lojas menores com até 180 metros quadrados.

A Alshop respondeu à coluna que a pesquisa é por amostragem, para chegar aos números divulgados pela grande imprensa. “A entidade esclarece que o crescimento declarado de 7,5% é nominal, correspondendo a um crescimento real de 3,6%, descontada a inflação de 2019. As principais entidades de representação do comércio apresentam dados que corroboram nossa estatística”, diz a nota.

O GGN já vinha alertando sobre esta capacidade de selecionar indicadores para enfeitar o desempenho pífio da economia. A Alshop, bem como a grande mídia, estão replicando um modelo muito em voga atualmente. Leia aqui sobre como criar expectativas positivas no Raio X do Comércio, de Luis Nassif.

Redação

Redação

View Comments

  • Por fim, informado no texto que "entidade esclarece que o crescimento declarado de 7,5% é nominal, correspondendo a um crescimento real de 3,6%"
    Um governo infame que vem se elegeu e vem se sustentando por mentiras em conluio com aquela imprensa hipócrita e vil, como tão bem definiu Pulitzer.

  • Shoppings com áreas de alimentação lotadas (no quilo); restaurantes quase as moscas (cardápios); cafeterias esvaziadas. Muitas vagas nos estacionamentos (mesmo que estejam cobrando fortunas). Muito pessoa circulando pelos corredores: lojas, pouquíssima procura. Pleno Natal e as lojas com promoções as mais diversas. Como estar crescendo? Só se for tipo rabo de cavalo...

  • Reproduzo aqui, na íntegra, o que comentei em:

    Raio X do comércio: como criar expectativas positivas, por Luis Nassif
    27/12/2019
    Link no final do texto

    Não há nada de errado com nossa mídia, ela depende dessas mazelas, principalmente a virgem platinada do bordel. Vejam as matérias a respeito de imóveis. O setor (imobiliário) deve ter pago muito bem (aos tubos) para publicar o aquecimento nas vendas e todos podem ver que tal fato e falso (fake). Por que é falso? Quem tem dinheiro pra entrar em financiamento com tanto desemprego e salários rebaixados. Nem carro está se comprando. Para não delongar, cuidado com o índice de inflação, dito baixo pelo governo e propalado por essa "mídia vampira". Visitem mais os supermercados.
    PSs.:
    1 - Cuidado pra quem for comprar imóveis e desistir quando parcelas já foram pagas, a lei do destrato mudou e você pode perder quase tudo ou tudo o que já pagou.
    2 - O anúncio de boas vendas em shopping center é outra balela. Por que é balela? Porque é um centro de compras com preços acima da realidade brasileira, no máximo hamburgueria ou pizzaria em promoção será a sua melhor compra.
    Sem mais delongas…

    https://jornalggn.com.br/coluna-economica/raio-x-do-comercio-como-criar-expectativas-positivas-por-luis-nassif/

  • O q esperar dessa mídia chapa branca deste regime miliciano?
    Fraudam tudo
    Tudo o que sai deste desgoverno infame, se for notícia boa, é fake

  • as entidades patronais e a mídia em geral, que apoiaram o bozo, ... tentam fazer você acreditar numa fantasia que, qualquer um com um mínimo de inteligência, ...sabe que é pura propaganda mentirosa, .... enquanto isso, o governo do bozo solta, no apagar das luzes de 2019, ... uma medida para socorrer os banqueiros...

    Alguém ainda acredita na #globogolpista & Cia ... ?

  • Do ponto de vista comercial, duas semanas que mais parece um dia de finados prolongado

    vendas melhorando, como fantasiam, e todos da mídia quebrando...dá pra acreditar?

Recent Posts

Dois meses após transplante, morre o primeiro paciente a receber rim de porco

Procedimento representou marco na medicina e foi comandado por brasileiro; em 2021, transplante foi testado…

23 minutos ago

Das 441 cidades em calamidade no RS, só 69 pediram recursos federais

Para municípios de até R$ 50 mil habitantes, o governo adianta R$ 200 mil em…

46 minutos ago

Rio Grande do Sul tem previsão de mais chuva forte no domingo

Avanço intenso de massa polar vai provocar queda nas temperaturas, que pode chegar a 0°C…

1 hora ago

Morre Amália barros, deputada federal do PL, aos 39 anos

Vice-presidente do PL Mulher, Amália era próxima de Michelle Bolsonaro e foi eleita pelo MT…

2 horas ago

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

18 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

19 horas ago