Transpetro pode rescindir contratos e promover novo desmonte na indústria naval

Jornal GGN – De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, a Transpetro vai anunciar nos próximos dias uma renegociação dos contratos do programa de renovação da frota. Os estaleiros estão com dificuldades financeiras e a expectativa é que a entrega de novos navios seja cancelada.

No total, 47 navios foram encomendados. Desses, 14 foram entregues e 13 tiveram os contratos rescindidos por problemas durante as obras ou atraso na entrega. De acordo com a companhia, há outras dez embarcações em obras. “Os contratos referentes aos demais navios estão sendo negociados”, informou em nota.

A possibilidade de cancelamento assusta os estaleiros. O Atlânticos Sul (EAS), controlado pela Camargo Correa e Queiroz Galvão, conseguiu entregar sete dos dez navios do seu primeiro contrato e agora finaliza os três restantes e tenta manter as encomendas de outros 12.

Símbolo da reconstrução da indústria naval, o estaleiro vem acumulando prejuízos. Em 2015 foram R$ 200,8 milhões. Os 11 mil empregados (pico do início da década) hoje são apenas três mil.

Outros estaleiros que também têm contratos com a Transpetro são o Vard Promar e o Rio Tietê. Juntos, eles deveriam construir 20 comboios hidroviários para transporte de etanol.

O Vard Promar teve dois contratos cancelados. Entregou três navios para transporte de gás e tem outros cinco em obras. O grupo italiano que o controla, o Fincantieri, disse no balanço de 2015 que os resultados foram “severamente afetados pelos desafios operacionais” no Brasil.

O Rio Tietê suspendeu até outubro as obras de 16 comboios hidroviários. Os cronogramas vão ser rediscutidos. O estaleiro conseguiu entregar três desses comboios, que são compostos por quatro barcaças e um empurrador. Enquanto isso, tenta finalizar outros quatro.

De acordo com o balanço do ano passado, a Transpetro já gastou R$ 5,5 bilhões com a compra de navios.  Foi esse nível de encomenda que motivou a abertura dos estaleiros. A possibilidade de cancelamento de contratos ameaça, agora, seu fechamento e um novo desmonte da indústria naval.

Com informações da Folha de S. Paulo

Redação

Redação

View Comments

  • É pra acabar!!!
    É pra voltar

    É pra acabar!!!

    É pra voltar aos tempos em que apenas se mandava cargas de café pro exterior e gastava pomposamente o dinheiro delas enquanto o resto do Brasil descia precipício abaixo.

    REPÚBLICA VELHA!

  • transpetro pode rescindir....

    Acordaram ou ainda estão dormindo? Perceberam agora?  Não é aquele emprego se serviços gerais. São milhares de engenheiros navais, engenheiro mecânicos, engenheiros eletricos, engenheiros de toda ordem, soldadores, pintores, mecanicos, especialistas em navegação, cabotagem. Milhares de empregos atrelados a esta indústria que estão indo embora, junto com outros milhares na nova/velha privatização do setor petrolífero. Mas como acreditava aquele presidente/neoliberal/globalizante da Vale do Rio Doce, que privatizadamente tornou-se Vale, construir estes super navios em Singapura ou Coréia é mais "evoluido", atende as novas bases do capitalismo gobalizante de vanguarda. Empregos nacionais? Ora empregos nacionais!!! Pena que seu super navio coreano rachou ao meio na primeira viagem . Não naufragou por milagre, mas foi parar no estaleiro já fazem uns cinco anos. O seu avião globalizante internacional (por que o nacional não se compara, pensava). Parece que estava errado sbre este assunto também.  

    • Que navio coreano é esse?

      Que navio coreano é esse que quase naufragou na primeira viagem? Que eu saiba, o navio que quase naufragou foi o petroleiro João Cândido, que aliás custou o dobro do que um estaleiro coreano havia cobrado na época. O dobro! Isso tudo é dinheiro do contribuinte, que podia estar sendo usado para coisas mais pertinentes. Esses empregos que estão prestes a serem perdidos foram criados à custa de outros empregos que deveriam ter sido criados, mas não foram.

  • Os caras hiper-faturavam os

    Os caras hiper-faturavam os custos e ainda assim atrasam a entrega? Isso aqui não tem jeito mesmo... Incompetência até para roubar.

  • Por que a indústria naval brasileira...

    Por que a indústria naval brasileira não exporta seus navios, como faz a indústria naval coreana?

    Por que a indústria naval brasileira só vende para estatal brasileira?

    Por que a indústria naval brasileira só sobrevive à custa do contribuinte brasileiro?

    Lembra aquele pai que monta o boteco para o filho, fornece o estoque e ainda vai lá beber cachaça para que o filho tenha faturamento.

    • Simples

          Não exportamos, porque nossa industria de "montagem naval " depende de insumos fundamentais que são importados, inclusive a maioria deles da Coréia do Sul e Japão.

           Mas exportamos sim, de uma forma original, como quando vendemos plataformas e navios para a "holandesa" Petrobras NV ., e ela os aluga para a Petrobrás.

         

      • Mas décadas atrás...

        Mas décadas atrás, a Coréia do Sul tampouco fabricava esses insumos, e hoje os fabrica. Por que não fizemos o mesmo?

        Vale a pena pagar por um navio nacional o dobro do preço só para enriquecer empresários que só querem mamar nas tetas do governo?

  • PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER
    PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER IMPUNES, MAIS UMA VEZ? IMPUNES, DE NOVO? IMPUNES, COMO SEMPRE?É MESMO UMA PUTARIA! “SHELL VEM COM TUDO PARA CIMA DO PRÉ-SAL” – ESTE É O GOLPE, OS CARAS VÃO METER A MÃO E OUTRAS COISAS MAIS…>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/06/10/shell-vem-com-tudo-para-cima-do-pre-sal-este-e-o-golpe-os-caras-vao-meter-a-mao-e-outras-coisas-mais/ "ESTE É O GOLPE!!! TODA A BANDALHEIRA MOSTRADA, OS ERROS, AS CAGADAS, A CORRUPÇÃO E AS SACANAGENS, APENAS UMA FORTE CORTINA DE FUMAÇA A NOS CEGAR!! UMA CORTINA DE FUMAÇA PARA ESCONDER AS SACANAGENS SOB NOSSO TETO! – TUDO É SÓ PARA ESCONDER O PRINCIPAL OBJETIVO DO GOLPE: VENDER O PRÉ-SAL E PRIVATIZAR A PETROBRAS! NADA É POR ACASO, NADA É APENAS INCOMPETÊNCIA, NADA APARECE SE A QUADRILHA NÃO QUISER! TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO, TODAS AS MANCHETES DAS ABERRAÇÕES DO TEMEROSO PRESIDENTE INTESTINO DE MERDA SOMENTE TÊM UM OBJETIVO: >> ESCONDER O PRINCIPAL OBJETIVO DO GOLPE: VENDER O PRÉ-SAL E PRIVATIZAR A PETROBRAS!! ..."

     

  • Calma

         Que a coisa está feia, já estou avisando neste sitio há uns dois anos, mas tanto a Falha de São Paulo, como o GGN, devem ter precaução quando noticiam determinadas matérias, pois não estamos falando sobre qualquer produto, mas de navios e plataformas, cujo "cancelamento" não é nada facil, tem que combinar com muitas empresas envolvidas, até mesmo governos, pois são varios contratos de longo prazo, e TODOS possuem multas bastante pesadas.

          Como exemplo básico, o EAS tem capitais sul coreanos e japoneses pesados, só em "long lead terms itens" como os motores coreanos ( MAN Doosan ) dos 12 navios restantes já encontram-se em produção, já financiados, assim como outros itens "longos" tecnológicos, portanto o simples "cancelamento" pode ser inviavel, tanto para nós, que não temos como pagar as multas, como para eles que ficariam com equipamentos praticamente inuteis, então neste caso o melhor, para ambas as partes, é "empurrar" os contratos para frente, renegocia-los em prazo.

          

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

7 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

8 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

8 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

10 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

10 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

10 horas ago