PROTESTE comprova que chutes com a Brazuca serão mais certeiros

Em clima de Copa do Mundo, a PROTESTE Associação de Consumidores, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), analisou uma das estrelas do espetáculo: a bola. A Brazuca, da Adidas, se saiu muito bem em praticamente todos os quesitos avaliados.

Em comparação com a Jabulani, a bola da última Copa, a Brazuca mostrou que os chutes estarão mais precisos e certeiros. Teremos chutes menos velozes, já que a bola de agora é mais resistente ao ar do que a Jabulani.

Não somente a Brazuca do Mundial foi testada, mas também as que rolam nos gramados de campeonatos nacionais e internacionais, totalizando 15 bolas de futebol. Seis delas eram réplicas.

O problema do teste foi com as bolas das marcas Topper e Nike que não deixam clara a diferença entre a oficial e a réplica, o que pode induzir o consumidor ao erro na hora da compra. Elas teriam que trazer estampada a informação de que se tratam de réplicas, o que está sendo pedido pela PROTESTE.
A PROTESTE quer que no ponto de venda, os fornecedores coloquem informação visível quando se tratar de réplicas. E que os novos produtos já saiam de fábrica com a identificação de réplica estampada na bola. E que não tragam informações enganosas como “oficial” ou indicação da temporada de uso, se nenhum torneio oficial as tenha utilizado.

A réplica testada chamada Nike Strike, é uma cópia da Nike Incyte, que é oficial. E tanto a bola oficial como a réplica trazem a indicação “temporada 2013-2014”. Mas a réplica não foi usada em nenhum campeonato, diferente do que acontece com a Nike Incyte, bola oficial de vários deles.

No caso da Topper, foi avaliada a réplica da Topper KVi2 Carbon. A oficial é usada em dois grandes campeonatos – Paulista e Carioca -, embora ela não traga o selo Fifa de qualidade.

No critério peso, seis tiveram desempenho fraco e ruim: as oficiais Nike Ordem e Penalty S11 e as réplicas Nike Strike, Adidas Cafusa, Topper e Adidas Brazuca. O peso ideal deve ser em torno de 430 gramas. As melhores avaliadas foram as oficiais da Adidas: Brazuca (426g), Torfabrik (431g) e Cafusa (431g).

A réplica da Adidas Brazuca não se mostrou adequada para uso com chuva, ou seja, se tiver uma, é melhor cancelar a partida em caso de campo molhado, uma vez que tende a ficar completamente encharcada.

A Adidas Capitano, réplica da Finale Lisbon 2014, mostrou manter muito bem a pressão e apresentou bom desempenho aerodinâmico.

Entre os itens avaliados estava a redondeza das bolas, porque se ela não é completamente redonda, seu desempenho fica comprometido. Também foram avaliadas retenção de tamanho e formato, aerodinâmica e foi feito teste prático por quatro jogadores de linha e três goleiros da categoria sub-20 do Fluminense.

A PROTESTE também sugeriu à Federação Internacional de Futebol (Fifa) a inclusão de testes de aerodinâmica em seu programa de qualidade, de modo a garantir bolas com melhor estabilidade nos gramados espalhados pelo mundo.

As bolas testadas foram de nove modelos da Adidas (Brazuca, Torfabrik, Cafusa, Finale, Finale Lisbon 2014 e as réplicas Brazuca, Finale To Tarining, Capitano e Cafusa); quatro da Nike (Incyte, Maxim, Ordem e Strike), uma da Penalty  (S11 Pró) e uma réplica da Topper (KVi2 Carbon).

A Brazuca, além de bola oficial da Copa 2014, é também a dos campeonatos português, russo, argentino e americano (MLS). A Adidas Torfabrik é a oficial do campeonato alemão. A Adidas Cafusa foi usada na Copa das Confederações 2013 e no campeonato português 2012/13. A Adidas Finale foi a bola oficial da primeira fase da Liga dos Campeões, e a Finale Lisbon a da segunda fase da Liga dos Campeões. A Nike Incyte é a oficial dos campeonatos italiano, espanhol, inglês e turco. A Nike Ordem é a bola oficial do campeonato brasileiro da Copa do Brasil, da Libertadores da América. E a Penalty S11 e a oficial do campeonato brasileiro (séries B e C) e do campeonato uruguaio.

Redação

Redação

View Comments

  • Instituto de Pesquisas

    Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)? Só podia mesmo ser coisa do PT... Fez a bola dar certo pra ter mais gols nesta copa e ajudar Dilma a se reeleger. Maldito PT.

Recent Posts

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

59 minutos ago

Brasil sobe 10 posições no ranking de liberdade de imprensa

Situação ainda é ‘problemática’, diz Repórteres Sem Fronteiras”; País chegou ao 82º lugar entre 180…

1 hora ago

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

1 hora ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

2 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

4 horas ago

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

15 horas ago