Proteste testa cadeirinhas automotivas e constata que precisam melhorar

A Proteste Associação de Consumidores submeteu a testes de impacto 16 modelos de cadeirinhas automotivas e concluiu que esses dispositivos de retenção das crianças nos veículos ainda precisam melhorar. No teste de impacto lateral, o resultado foi, em sua maioria, ruim ou no máximo aceitável. E um dos produtos, Cosco High Back Comutter teve sua avaliação limitada a uma estrela por conta do impacto direto da cabeça do boneco contra a lateral do veículo.

Nenhum obteve a classificação máxima de cinco estrelas designada pelo Global NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos, entidade parceira da Proteste, que avaliou a segurança de oito bebês-conforto e oito cadeiras para crianças – duas de 9 a 18 Kg; uma de 0 a 18 Kg e cinco de até 9 a 36 Kg disponíveis no mercado latino americano.

Entre as cadeirinhas de 9 a 36 kg, nenhuma obteve resultado de impacto lateral considerado bom, sendo no máximo aceitáveis. Para os testes simulando o impacto frontal, apenas Chicco Neptune e Infanti Star foram bons e o restante, aceitáveis.

Entre as cadeirinhas (de 9 a 18 kg), destacou-se o resultado da Britax Roemer Duo Pluss TT (com isofix), que teve resultado superior à sua versão sem o sistema. Apesar desta cadeirinha não estar presente no mercado brasileiro, o modelo foi incluído para demonstrar a eficiência do sistema isofix. A PROTESTE se mobiliza, desde 2011, para que este sistema de fixação que facilita o encaixe da cadeirinha esteja disponível no Brasil, propiciando uma opção veicular mais segura.

Os modelos para crianças até 13 Kg avaliados foram: Bebe Confort Streety Fix; Britax Roemer Baby Safe Plus; Britax Roemer Baby Safe Plus com base; Burigotto Touring; Chicco Keyfit; Galzerano Piccolina, Maxi Cosi Citi SPS; Peg Perego Primo Viaggio tri-fix.

Os modelos para crianças de 9 até 36 Kg avaliados foram: Britax Roemer Duo Plus; Britax Roemer Duo Plus TT; Burigotto Múltipla; Chicco Neptune; Cosco High Back Commuter XP; Gracco Nautilus; Infanti Star; Peg Perego Viaggio 1 Duo Fix.

A Proteste alerta que os pais devem compreender a importância de proteger seus filhos no carro, por isso está lançando uma cartilha virtual sobre o assunto que está disponível no site www.proteste.org.br/cartilhas. Uma preocupação é mostrar aos pais que ao utilizar a cadeirinha, devem assegurar-se de sua correta instalação. 

E se mobiliza para que sejam adotados padrões mais avançados na segurança, a exemplo do que conseguiu na área veicular. Agora, com base nos resultados deste teste, vai enviar ao Inmetro o pedido de inclusão de testes de impactos laterais para que os produtos vendidos no Brasil sejam mais seguros.
O sistema Isofix oferece um método muito mais seguro de unir o sistema de retenção infantil ao carro. A Proteste recomenda o uso do Isofix, seguindo as recomendações da ONU. Ele facilita o encaixe da cadeirinha ou bebê conforto, ou o top theter, que é um ponto de fixação adicional na parte superior do bebê conforto. Também quer assegurar que todos os cintos de segurança sejam compatíveis com os dispositivos de retenção infantil.
A Proteste firmou uma parceria com a loja online Tricae para disponibilizar um desconto de 15%, em relação ao menor preço das lojas online, do bebê-conforto Chicco Key Fit e da cadeirinha Chicco Neptune, que foram considerados seguros na avaliação. Esta ação visa incentivar e dar oportunidade aos consumidores brasileiros de adquirir produtos bons e seguros.
O uso do Dispositivo de Retenção Infantil passou a ser obrigatório no Brasil em 2010. Segundo a Resolução 277 do Conselho Nacional de Transito (Contran) – que regulamenta o transporte de crianças de até 10 anos de idade em veículos, publicada em maio de 2008, crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção. Crianças com até um ano têm de utilizar, obrigatoriamente, o bebê-conforto de costas para o movimento; crianças de um a quatro anos devem ser transportadas na “cadeirinha”, e dos quatro aos sete anos e meio, no dispositivo conhecido como assento de elevação.
Como foi feito o teste
No teste de impacto lateral, foi simulado um impacto a uma velocidade 28 Km/h. Foram posicionados dummies simulando crianças, no banco de trás do carro com o sistema de retenção avaliado. A pontuação depende do desempenho dinâmico do Sistema de Retenção Infantil (SRI) nos testes de impacto. Mas também são levados em conta as instruções contidas no manual da cadeirinha e no próprio SRI e a facilidade da instalação no veículo de maneira segura. Isso é importante, já que a experiência mostra que mesmo os pais utilizando a cadeirinha, sem as instruções adequadas, há grande possibilidade de que a instalação seja mal feita, o que pode prejudicar o desempenho no caso de um acidente.
Redação

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