Brasileiros e portugueses desdobram parceria em nanotecnologia

do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

A colaboração luso-brasileira em nanotecnologia deve seguir novos rumos após um seminário que ocorre na segunda (15) e nesta terça-feira (16) no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga. O evento faz parte da programação do Ano do Brasil em Portugal e tem participação de dirigentes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

Representantes de governo, pesquisadores e empresários dos dois países têm como principal tarefa desenhar os próximos passos de programa lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) em parceria com o INL, em março, quando o ministro português da Educação e Ciência, Nuno Crato, esteve em Brasília. Na ocasião, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, assinou o Edital 15/2013, que garante acesso de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) ao laboratório ibérico.

O programa entre Capes e INL busca estimular a realização de projetos conjuntos de pesquisa em nanotecnologia, a partir da capacidade instalada, dos recursos humanos e da infraestrutura disponível na instituição europeia. O documento já lançado previa a realização do seminário, que deve originar um edital complementar, a ser publicado em maio, com maior detalhamento do acordo, como áreas de interesse da cooperação e valores a investir.

Em Braga, representam o MCTI nas discussões o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias, Flávio Plentz, e a chefe interina da Assessoria de Assuntos Internacionais da pasta, Bárbara Sant’Anna. Plentz deve abordar as políticas brasileiras para o setor e o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano) – rede elaborada pelo MCTI para estruturar e ampliar o acesso de cientistas e empresas à infraestrutura de pesquisa básica e avançada com matérias de tamanho atômico.

Também integram a delegação o diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), Fernando Galembeck, e os pesquisadores Rubem Sommer, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), e Carlos Buffon, do LNNano, além de representantes de oito universidades e da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), já que o programa da Capes propõe o envolvimento de empresas e estudantes brasileiros.

Ano do Brasil em Portugal

O seminário de nanotecnologia faz parte de uma série de eventos iniciada na segunda-feira (8), quando brasileiros e portugueses se encontraram em Lisboa para um diálogo sobre inovação. Os coordenadores-gerais de Inovação Tecnológica, Reinaldo Danna, e de Serviços Tecnológicos, Jorge Campagnolo, participaram das discussões em busca de um programa de trabalho bilateral.

A agenda continua com o Seminário de Tecnologias em Energia, quinta (18) e sexta-feira (19), no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), em Lisboa. Pelo MCTI, os coordenadores de Desenvolvimento de Tecnologias Setoriais, Eduardo Soriano, e de Ações de Desenvolvimento Energético, Rafael Menezes, comparecem aos debates e fazem visitas técnicas a instituições.

Ver original

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Recent Posts

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

2 horas ago

Brasil sobe 10 posições no ranking de liberdade de imprensa

Situação ainda é ‘problemática’, diz Repórteres Sem Fronteiras”; País chegou ao 82º lugar entre 180…

2 horas ago

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

2 horas ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

2 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

5 horas ago

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

15 horas ago