Empresa lança primeiro drone aquático controlado por smartphone e tablet

Jornal GGN – A empresa Azorean Aquatic Technologies deve lançar no mercado no ano que vem o primeiro drone aquático que pode ser controlado por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. O Ziphius foi concebido para registrar imagens e vídeos de alta resolução do fundo do mar, rios, lagos e piscinas.

Apesar do caráter recreativo do produto, o equipamento pode ser usado perfeitamente com outras finalidades mais “sérias”, incluindo, por exemplo, organizações de meio ambiente que queiram avaliar as condições de um curso d’água sem a necessidade de mergulhadores. Ou ainda veículos de imprensa que queiram registrar atividades esportivas na água, por exemplo.

Veja também: Especialista defende isensção de impostos para impulsionar inovação no Brasil

O drone tem aproximadamente 30 centímetros de comprimento e registra as imagens e vídeos de alta resolução em um cartão de memória interno de 32 gb, que pode ser expandido para 64 gb. Além disso, o equipamento possui algoritmos de inteligência artificial que podem interagir com objetos na água – como bolas ou até pessoas, podendo ir atrás do objeto ou desviar dele, por exemplo.

A empresa equipou o drone com recursos de “emoções”, que são mostradas por meio de um painel de LED em diferentes cores. A carcaça do equipamento pode ser customizada com capas também em cores variadas, como amarelo, verde, vermelho, cor-de-rosa ou preto. Algumas delas possuem compartimentos para latas de refrigerante, para servir de transporte à bebida em piscinas.

Veja também: Brasil deve explorar software e parcerias de hardware, diz especialista em TI

O drone é controlado por meio de um aplicativo instalado em tablets ou smartphones. Por meio dele, o usuário pode controlar os movimentos do equipamento em um joystick virtual, além de definir como ou quando fazer os registros de imagem ou vídeo. O appestá disponível para as plataformas Android e iOS.

O equipamento, que se movimenta com ajuda de dois pequenos propulsores localizados na parte de baixo, mantém a comunicação sem fio com os dispositivos móveis em uma distância de até 90 metros. O equipamento foi apresentado esta semana, em São Paulo, durante o Pavilhão Amanhã, evento internacional promovido pela Associação Nacional de Empresas de Tecnologia da Informação e Eletrônica de Portugal (ANETIE).

Redação

Redação

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

4 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

5 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

5 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

6 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

7 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

7 horas ago