Estudo diz que “filho favorito” da mãe pode mudar com o tempo

Jornal GGN – Um estudo da Universidade de Purdue revelou que o filho favorito de uma mãe pode mudar ao longo do tempo, principalmente em função de semelhanças nos valores e crenças pessoais entre ele, quando adulto, e ela, mais velha. A conclusão é da pesquisa comandada por Jill Suitor, professor de sociologia, que estuda as relações entre pais e filhos adultos há quase 30 anos. O resultado da pesquisa foi divulgada na publicação Journal of Marriage and Family.

“Um dos maiores indicadores de que as mães mantiveram sua predileção pelos filhos se devia à semelhança entre ambos”, explica Megan Gilligan, pesquisadora também envolvida no estudo. “As mães eram suscetíveis a continuar a preferir as crianças que eram parecidas com elas em suas crenças e valores, bem como a preferir as que cuidavam delas antes”, diz.

A pesquisa levou em conta informações coletadas durante sete anos com 406 mães com idades entre 65 e 75 anos, e foi financiada pelo Instituto Nacional sobre o Envelhecimento. Outro fator que contribui para o favoritismo entre filhos é o sexo: pesquisas anteriores já haviam comprovado conexão maior entre mãe e filha e mais próximo e mais solidário, entre pai e filho.

A independência financeira do filho, seu papel como cônjuge, emprego estável e bom comportamento também são aspectos que influenciaram a escolha do filho favorito, segundo o estudo. No entanto, esses aspectos ainda eram menos decisivos do que os valores pessoais, de acordo com Suitor. Os pesquisadores só não conseguiram entender a mudança do “filho favorito” quando, no período da pesquisa, eles passaram a ter comportamentos de risco (como uso de drogas), mas o abandonaram.

De acordo com o estudo, as mães passaram a ter outro filho como o favorito mesmo quando os primeiros abandonaram os vícios. “Essa é uma mudança interessante porque no caso de um filho envolvido em comportamentos desviantes há sete anos, mesmo que tenha parado, era ainda mais provável que a mãe escolhesse outro favorito entre os irmãos que nunca tiveram envolvimento em comportamentos desviantes”, diz.

Com informações do Phys.org

Redação

Redação

Recent Posts

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

44 minutos ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

47 minutos ago

Os anocráticos, por Felipe Bueno

Significa democracias que não são muito democráticas, que, na prática, é terrivelmente mais comum do…

1 hora ago

Madonna e a esquerda, por Francisco Fernandes Ladeira

Parte da esquerda, na falta de direção programática, idolatra figuras e instituições só por contrariarem,…

1 hora ago

TJSP suspende liminar e mantém privatização da Sabesp

Presidente do TJSP considerou que há jurisprudência do STF que impede o controle, via Judiciário,…

2 horas ago

Governo Federal anuncia repasse de recursos ao RS pela Defesa Civil

Prefeituras e governo estadual poderão cadastrar no sistema demandas para recuperar escolas, creches, hospitais, unidades…

2 horas ago