Categories: Economia

A queda das importações de commodities pela China

Do Estadão

Importação de cobre e minério da China cai em abril

O volume de petróleo bruto importado aumentou

Danielle Chaves, da Agência Estado 

PEQUIM – As importações de commodities pela China caíram em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, afetadas pelo aumento dos preços globais e pelo aperto na política monetária doméstica, que provocaram redução na demanda. O volume de petróleo bruto importado, porém, aumentou.

Segundo dados da alfândega chinesa divulgados hoje, a China importou 40% menos cobre e ligas de cobre em abril, em um total de 262.676 toneladas. O volume representou queda de 14% em relação a março. Um dos fatores por trás do declínio foi o alto nível dos estoques que ficam em armazéns da alfândega como colaterais financeiros.

Cálculos do Standard Chartered estimam que no mês passado havia 650 mil toneladas de cobre nos estoques de Xangai, cerca de 80% do total nacional e equivalente a quatro semanas de consumo doméstico. O aumento da produção de cobre no país também colaborou para a diminuição das importações. No primeiro trimestre houve alta de 19% na produção de cátodo de cobre em comparação com o mesmo período do ano passado, para 1,3 milhão de toneladas.

Prejudicada pelo excesso de produção de aço e pela queda dos preços das folhas e placas de aço, as importações de minério de ferro pela China caíram 11% em abril ante março e 4,4% ante abril de 2010, para 52,88 milhões de toneladas.

Os preços do minério de ferro têm subido firmemente desde meados de março, com alta de 11% até meados de abril, a US$ 189 por tonelada. Isso coincidiu com uma série de cortes de preços de produtos de aço de algumas siderúrgicas chinesas.

Já as importações de petróleo bruto aumentaram em abril para 21,54 milhões de toneladas, equivalente a 5,3 milhões de barris por dia. O resultado compara-se com o volume de 21,17 milhões de toneladas registrado em abril do ano passado e representa alta de 4% sobre os 5,1 milhões de barris diários importados em março, segundo cálculos da Dow Jones.

A importação de derivados de petróleo somou 3,22 milhões de toneladas em abril, enquanto a exportação totalizou 2,05 milhões de toneladas, informou a alfândega chinesa.

Com relação ao carvão, a China exportou 1,38 milhão de toneladas em abril, uma queda de 19% sobre o mesmo mês de 2010. No período de janeiro a abril as exportações totalizaram 7,16 milhões de toneladas, uma queda anual de 3,4%. A exportação de carvão de coque foi de 480 mil toneladas em abril. As informações são da Dow Jones.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

23 minutos ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

1 hora ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

2 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

3 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

5 horas ago

Xadrez do segundo tempo de 8 de janeiro e o New Deal de Lula, por Luís Nassif

Para o bem ou para o mal - espera-se que para o bem - o…

5 horas ago