Categories: EconomiaMercados

Aumenta demanda por títulos indexados à inflação

Jornal GGN – A busca por títulos públicos indexados à inflação (IPCA), NTN-B (Notas do Tesouro Nacional – Série B) e NTN-B Principal (notas do Tesouro vendidas apenas para as pessoas físicas) totalizou 55,2% da participação das vendas do Tesouro Direto no mês de junho, segundo balanço divulgado pelo Tesouro Nacional e disponível no site da BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo).

Em segundo lugar entre os mais vendidos, apareceram os títulos prefixados (LTN – Letras do Tesouro Nacional – e NTN-F – Notas do Tesouro Nacional – Série F), com participação de 28,9% do total das vendas. Basicamente, esses títulos possuem sua rentabilidade definida no momento da compra. Os títulos indexados à Selic (LFT – Letras Financeiras do Tesouro) apresentaram participação de 15,9% nas vendas do mês.

Já o número de novos participantes cadastrados no Tesouro Direto chegou a 3.873. No final de junho, o total de investidores cadastrados chegou a 353.997, um aumento de 15,8% nos últimos 12 meses. O perfil dos investidores mostra que 78,7% dos cadastrados são homens, 34,2% têm entre 26 e 35 anos e 69,9% moram na região Sudeste.
Os pequenos investidores continuam vendo nos títulos públicos do Tesouro Direto uma opção para diversificar os investimentos. De acordo com o levantamento, a participação de operações inferiores a R$ 5 mil no volume aplicado em maio foi de 60,1%. O valor médio por operação foi de R$ 18.250,27.
As vendas de títulos com prazo acima de dez anos representaram 34,1% do total. As vendas de títulos com prazo entre 5 e 10 anos corresponderam a 25,4% do total, reafirmando o papel do Tesouro Direto como opção de poupança de médio e longo prazos.
Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

41 minutos ago

Brasil sobe 10 posições no ranking de liberdade de imprensa

Situação ainda é ‘problemática’, diz Repórteres Sem Fronteiras”; País chegou ao 82º lugar entre 180…

45 minutos ago

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

1 hora ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

1 hora ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

4 horas ago

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

15 horas ago