Categories: EconomiaPolítica

Debatendo a política econômica

Do Valor

Que apareçam os liberais

Maria Cristina Fernandes
18/06/2010

“Há poucos dias o secretário do Tesouro Arno Augustin declarou que a evolução do salário mínimo no mesmo patamar do PIB, além de perfeitamente sustentável, é a base do crescimento do consumo e tem que ser mantida. Isso colide de frente com o que Bernard Appy acabou de dizer aqui”. Com a provocação, feita num seminário na Fundação Getúlio Vargas, o economista do Ipea, Mansueto de Almeida, lançou mais provocações ao debate eleitoral do que o festival de evasivas que tem pautado os pronunciamentos dos candidatos sobre o futuro da política econômica.

Appy, que foi secretário de política econômica na gestão Antônio Palocci no Ministério da Fazenda e hoje ocupa uma diretoria da Bovespa, acabara de fazer uma preleção sobre os riscos de o crescimento econômico diminuir a pressão sobre a escalada de gastos correntes do governo, como a Previdência. E lançou mão de uma sucessão de gráficos para defender a tese de que a taxa de crescimento do consumo num patamar superior ao do PIB, como vem acontecendo desde 2005, não é sustentável.

Ao confrontar Appy e Augustin, dois ex-colegas de governo petista, Mansueto indagava-se sobre as escolhas do próximo presidente para fazer os investimentos sem os quais o país um dia vai parar de crescer. Se o investimento público permanecerá no patamar de 1% do PIB – menos da metade dos anos 1970 – enquanto a carga tributária, depois de mais de duas décadas na faixa de 25% (1968-92), ultrapassará os atuais 36% da riqueza nacional.

O eO economista do Ipea não aposta em redução da carga tributária no próximo governo. Primeiro porque com o crescimento e a formalização, a arrecadação acaba subindo ainda mais. Depois, porque o discurso de nenhum dos candidatos sinaliza redução de gastos correntes.

Muitas planilhas depois, Mansueto desmonta a tese oposicionista de que é possível se obter redução de gasto com choque de gestão. Sustenta que a eficiência do Estado o leva a gastar mais. Além disso, entre as despesas que a bravata política costuma mirar, a rubrica que inclui passagens aéreas, gasolina, xerox e cafezinho até diminuiu nos últimos dez anos. E a de pessoal, apesar dos generosos aumentos do funcionalismo – entre os quais lista o seu próprio no Ipea – teve um aumento de 0,2 pontos percentuais ao longo do governo Luiz Inácio Lula da Silva. E o que aumentou? As transferências sociais e os empréstimos do tesouro para os bancos públicos.

Do outro lado da mesa, veio a explicação por que os gastos sociais dificilmente terão como ser reduzidos. Professor de ciência política da casa, Fernando Abrucio jogou o debate fiscal para o meio do Largo 13, em São Paulo, numa manhã de sábado. Não vê como a desigualdade possa deixar o eixo da política e diz que, junto com a classe C, cresce uma demanda cada vez maior pelos serviços do Estado. De 2006 para cá, o peso do salário como problema dos brasileiros diminuiu pela metade. Os problemas mais graves medidos pelas sondagens são, pela ordem, saúde, segurança e as drogas.

Para contrabalancear as concessões à elite do funcionalismo, cita as escolas técnicas federais, como as principais demandantes de concursos públicos este ano. Pela simples razão de que quase não existiam e serão entregues às carradas no segundo semestre. Ao presidente eleito não restará outra alternativa senão preencher as vagas.

Appy acha que tem espaço para cortar sem, como diz, recorrer a maldades. Avalia que dá para manter os gastos em educação e saúde. O foco, insiste, tem que ser na contenção do consumo. Acusa a insensibilidade dos políticos à gravidade do problema, como se fosse fácil baixar o som de uma festa que acabou de começar.

Na toada do gasto a ser contido, Mansueto sugere que a conta seja cobrada em outra freguesia. Com a planilha dos créditos concedidos a bancos oficiais em tela, mostra que o valor passou de zero em 2007 para 217 bilhões em 2010. Vê muito mais vigilância da opinião pública em relação às condicionalidades do Bolsa Família, que consome 0,4% do PIB, do que sobre a relação muito mais onerosa entre o Tesouro e o BNDES.

Mansueto elogia o programa pelo qual o BNDES subsidia as taxas de juros cobradas pelos bancos para o setor produtivo (PSI) lançado durante a crise econômica. Mas não entende por que a medida provisória que aumentou esses subsídios em R$ 80 bilhões não informou as condições da subvenção. Diz que poderia até vir a concordar com a política industrial do governo, desde que tivesse informações sobre as condições de seus empréstimos. Dos R$ 10 bilhões que JBS e Bertin receberam do BNDES, por exemplo, não tem como saber se está sendo bem gasto.

Questiona por que os empresários que cobram corte de custeio e redução na carga tributária são os mesmos que pressionam por mais crédito subsidiado. E por que o mesmo governo que enfia goela abaixo do Congresso uma bilionária medida provisória de juro subsidiado para grandes empresas assiste ao Banco Central, dois dias depois, aumentar a Selic. Como se estivessem governo e BC em lados opostos do planeta.

O debate se encerra sem resposta, mas a indignação da professora Maria Celina de Araújo no início da preleção ainda ecoa. Numa crítica do atual governo, a professora disse que, ao contrário dos liberais que veem o Estado como um mal necessário, a esquerda brasileira o idolatra e atribui aos maus políticos sua corrupção. José Serra diria a mesma coisa dias depois na convenção de seu partido.

Das planilhas sobre as despesas governamentais ali apresentadas o que se conclui é que não está fácil encontrar liberais no Brasil. O Estado necessário está em toda parte. O mal talvez se esconda debaixo dos viadutos.

Maria Cristina Fernandes é editora de Política. Escreve às sextas-feiras

E-mail: mcristina.fernandes@valor.com.br 

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

30 minutos ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

52 minutos ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

58 minutos ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

1 hora ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

1 hora ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

2 horas ago