Categories: EconomiaIndicadores

Inadimplência empresarial sobe 2,5% no primeiro trimestre

Jornal GGN –  A inadimplência das empresas em todo o país aumentou 2,5% no primeiro trimestre do ano (descontados os efeitos sazonais), de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O índice divulgado representa um somatório dos principais mecanismos de apontamento de inadimplência empresarial, como cheques devolvidos, títulos protestados e registros realizados na base da Boa Vista SCPC.

A inadimplência registrada acumulada em 4 trimestres subiu 0,4 ponto percentual com relação ao trimestre anterior, quando registrou elevação de 8,8% mantida a base de comparação, atingindo 9,3%. Com relação ao mesmo trimestre de 2015 foi observada alta de 9,2%.

Desde o segundo trimestre de 2015 a inadimplência das empresas permanece em patamares superiores a 8%, um valor considerado bastante alto na comparação com o visto nos últimos 3 anos. “A piora do indicador é ocasionada em essência por um cenário de forte incerteza econômica, com retração da atividade econômica, do crédito para as empresas, de aumento dos níveis de inflação, spreads e juros, entre outros fatores. Para os próximos meses, a expectativa para inadimplência continua pessimista para os empresários, uma vez que a confiança deverá permanecer baixa ao longo do ano”, diz a entidade.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

View Comments

  • Esperem passar 6 meses e a

    Esperem passar 6 meses e a inadimplência será de 20%. Não vai dar nem para pagar o querosene do jatinho que eles usaram para transportar os deputados golpistas.Enquanto isso os empresários americanos e europeus vão começar a acertar a vida com a desnacionalização da Petrobrás.  

    Mas isso não será problema. Esses empres[arios de araque da Fiesp estão sentados nos títulos do governo e o Armínio Fraga ou o empregado do Itaú que ocupará o BC os premiarão com juros estratosféricos. A empresa deles vai mas as contas em paraísos fiscais vão bombar.

Recent Posts

Total de sindicalizados atinge menor patamar da história

Total de pessoas ligadas a sindicatos caiu de 16,1% para 9,2% em dez anos; em…

33 minutos ago

Lula no 1º de Maio: Trabalhadores esperam postura sobre greve da Educação

Neste Dia do Trabalhador, centrais sindicais esperam postura do presidente sobre greve da educação federal…

3 horas ago

Seif teria prometido a Moraes não mais atacar ministros do STF; relator surpreende com produção de provas para decidir sobre cassação

Apuração sugere que houve acordão nos bastidores para abrir caminho para a não cassação do…

4 horas ago

Parlamentares brasileiros propõem à OEA criação de grupos para crimes contra a democracia e milícias

Proposta foi feita à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à Organização dos Estados Americanos)

4 horas ago

Ultradireita dos EUA ressuscita audiência articulada por Eduardo Bolsonaro para falar de “democracia”

Evento contará com o jornalista americano que publicou o "Twitter Files" atacando Moraes e o…

5 horas ago

Após quase 2 anos, PF busca responsáveis por estupro coletivo de mulher em cruzeiro

Em 2022, uma mulher de 28 anos teria sido violentada, desacordada, por 3 homens em…

5 horas ago