Categories: EconomiaIndicadores

Índice de Preços ao Produtor aumenta com menor intensidade

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) teve expansão moderada de janeiro para fevereiro deste ano e fecha o mês com alta média de 0,51% quando comparado a janeiro, retração de 0,92 ponto percentual em relação à taxa de 1,43% observada na comparação entre janeiro/14 e dezembro/13.
Dados divulgados hoje (01) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, com o resultado de fevereiro, a variação acumulada pelo IPP nos dois primeiros meses do ano ficou em 1,95%, enquanto a taxa dos últimos 12 meses (o índice anualizado) acumula alta de 8,24%.
O IPP mede a evolução dos preços de produtos de 23 setores da indústria de transformação na “porta da fábrica”, ou seja, na área em que ainda é livre a incidência de impostos e de fretes. A pesquisa do IBGE constatou que houve em fevereiro alta nos preços de 14 das 23 atividades pesquisadas, contra 19 do mês anterior.
Os dados indicam que as quatro maiores variações se deram entre os produtos das atividades de confecção de artigos do vestuário e acessórios (2,19%), papel e celulose (-1,87%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (1,77%) e calçados e artigos de couro (1,56%).
A variação de 1,95% relativa à taxa acumulada no ano (janeiro e fevereiro) é a segunda maior da série histórica para os meses de fevereiro, perdendo para o mesmo mês de 2010 quando a variação do bimestre ficou 2,74%.
O levantamento do IBGE indica, ainda, que as atividades que mais se sobressaíram em fevereiro deste ano, em termos de variações percentuais, foram metalurgia (5,15%), refino de petróleo e produtos de álcool (5,09%), móveis (4,40%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,26%).
A variação de 8,24% verificada na taxa anualizada de fevereiro (a taxa acumulada dos últimos doze meses) é o maior resultado da série. Neste caso, as quatro maiores variações de preços ocorreram em fumo (19,31%), calçados e artigos de couro (14,50%), outros equipamentos de transporte (12,80%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (11,12%).
Redação

Redação

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

10 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

11 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

11 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

12 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

13 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

15 horas ago