Categories: EconomiaIndústria

Indústria melhora nível de confiança pelo terceiro mês

Jornal GGN – O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 1,7 ponto em maio, ao passar de 77,5 para 79,2 pontos, registrando assim seu maior resultado desde março de 2015, segundo levantamento elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O aumento foi registrado nos dois horizontes de tempo da pesquisa. O Índice de Expectativas (IE) subiu 2,6 pontos, para 78,2 pontos, e o Índice da Situação Atual (ISA) cresceu 0,7 ponto, para 80,5 pontos. Ambos registraram o maior patamar desde março de 2015.

A maior contribuição para a alta do índice de expectativas veio do indicador de perspectivas para a produção nos três meses seguintes. Após atingir o mínimo histórico em março, o indicador sobe pelo segundo mês consecutivo (5,1 pontos em maio), para 83,7 pontos. O percentual de empresas prevendo reduzir a produção nos meses seguintes em relação aos três meses anteriores caiu de 32,5% para 28,7%, enquanto a parcela de empresas que espera aumentar a produção manteve-se estável em 23,4%.

De acordo com o levantamento, a melhora das avaliações sobre a situação dos negócios foi a principal causa da alta do ISA no mês. Com a segunda alta consecutiva, o indicador atingiu 76,8 pontos, 1,4 ponto acima do observado no mês anterior. A recente melhora da percepção sobre a demanda interna também é destaque em maio: o indicador subiu 1,5 ponto, para 77,3 pontos, na terceira alta consecutiva.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) diminuiu 0,5 ponto percentual (p.p.) entre abril e maio, para 73,8%. A queda devolve parte da alta do mês anterior, fazendo com que o NUCI feche apenas 0,2 p.p. acima do mínimo histórico registrado em fevereiro passado.

“Após a terceira alta consecutiva, a confiança industrial se distancia do mínimo histórico de agosto passado. O setor já realizou parte do ajuste de estoques e percebe diminuição do ritmo de queda da demanda. Mas, apesar da redução do pessimismo nos dois últimos meses, há ainda muita incerteza, como as relacionadas ao potencial de crescimento do consumo interno e ao ambiente político”, afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente Adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/IBRE, em nota

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

1 hora ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

2 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

2 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

2 horas ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

2 horas ago